Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Regional Centro-Oeste avalia caminhada pastoral no ano de 2018

 

Pelo terceiro ano consecutivo, o Regional Centro-Oeste avaliou sua caminhada pastoral. Desta vez, o momento aconteceu no dia 16 de novembro, no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF), em Goiânia. Irmão Diego Joaquim, coordenador regional da Pastoral da Comunicação (Pascom) e membro da Comissão Permanente de Avaliação (CPA), conduziu o momento apresentando a síntese das respostas de 12 dioceses e 17 pastorais, movimentos e organismos. Um dos pontos positivos, neste ano, foi a maior participação das dioceses e pastorais no processo. Em 2017 foram enviados 28 questionários e recebidas 19 respostas.

A síntese, a partir das respostas, destacou que diversas atividades foram realizadas em 2018, especialmente para a formação das lideranças pastorais. A respeito dos avanços implementados pelas pastorais no regional, considerando as cinco urgências presentes nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), as respostas destacaram que há no regional uma busca pela missão permanente e pelo maior alcance da ação das pastorais para todas as dioceses.

Dom Marcony Vinícius, bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília, elogiou a avaliação anual e a dedicação da Comissão Permanente de Avaliação em realizar o trabalho. Ele, disse, no entanto, que é necessário ter cuidado com alguns erros do passado, para que a avalição anual possa ter mais eficácia. “É uma avaliação do que foi feito nas dioceses e não no regional. Mesmo que tenha sido feita uma caminhada em determinada diocese, o que fica são atividades pontuais das dioceses. Minha sugestão é que não tendo ano temático, nosso regional realize dois grandes eventos nos próximos quatro anos para serem vividos por todas as igrejas particulares”.

Padre Newton, da Diocese de São Luís de Montes Belos, comentou que o Congresso Regional da Pastoral Familiar, realizado em setembro, foi direcionado aos agentes da Pastoral Familiar e ressaltou que deveria ter sido focado também nas famílias. O sacerdote informou que na Diocese de São Luís foi realizada a XV Romaria Diocesana, no mês de agosto, evento inteiramente dedicado ao Ano do Laicato. “Foi um momento forte, inclusive de homenagem aos leigos falecidos que trabalharam em nossa diocese”.

Para o bispo auxiliar de Goiânia, Dom Moacir Silva Arantes, a realização do Congresso Regional da Pastoral Familiar alcançou seus objetivos, já que a proposta era atingir os agentes da pastoral para que depois, os participantes pudessem diluir as conclusões em suas dioceses de origem. “Nossa proposta foi dar o recado para que os agentes possam depois diluir o conteúdo em sua própria diocese. Essa referência é importante”, afirmou.

Padre Francisco Agamenilton, coordenador de pastoral na Diocese de Uruaçu, fez suas considerações sobre a avaliação. “Destaco como positivo porque tivemos maior envolvimento das dioceses, pastorais e organismos pelo número de respostas que chegaram à equipe de avaliação permanente. Isso demonstra mais envolvimento dos vários organismos do regional. Outro aspecto é que a avaliação serve para a gente constatar a situação e tomar providências, iniciativas para avançar naquilo que precisa ser corrigido. Um aspecto que apareceu foi o convite forte à unidade, à pastoral de conjunto. Isso é muito importante”, comentou o coordenador. “A avaliação da nossa caminhada é sempre muito importante e a nossa reunião vem somar com esse momento de olhar para dentro e ver nossas ações, o que fizemos, a realidade vivida em nosso regional a partir das atividades realizadas. É o momento também de parar, ver o que foi feito e projetar o próximo ano”, disse a coordenadora regional do Conselho Missionário Regional (Comire), Luciana Lopes.

O novo presidente do regional, Dom Waldemar Passini Dalbello, declarou que o Conser e a Reunião de Avaliação e Planejamento do Regional Centro-Oeste foram um momento forte na vida desta porção do povo de Deus que animou a Igreja de Jesus Cristo. “Nós elaboramos um programa para realizarmos neste quadriênio apoiando-nos nas DGAE e neste ano de 2018 nos detivemos com um olhar carinhoso e ações pastorais sobre a família e a Pastoral Familiar. Nosso regional está animado, vivo e com grandes perspectivas para o futuro. Somos um conjunto de 12 dioceses que estão irmanadas em promover a ação evangelizadora e o cuidado pastoral em nossas comunidades indo ao encontro daqueles que estão chegando”.

Processo avaliativo

O processo se dá a partir da ação evangelização da Igreja nesta região, com dados da realidade partilhados pelas dioceses, pastorais, organismos e movimentos, bem como dos projetos pastorais. Um questionário é enviado às lideranças das dioceses, pastorais, movimentos e organismos. A análise e síntese das respostas, é elaborada pela Comissão Permanente de Avaliação, que apresenta ao plenário no Encontro Anual de Avaliação.

As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) e os compromissos de evangelização escolhidos pelo Regional Centro-Oeste, na última Assembleia do Povo de Deus, em 2015, são a referência do processo avaliativo. O envio do questionário par as lideranças das dioceses, pastorais, movimentos e organismos.

Agenda 2019

9/02 (dia inteiro) – 1º Encontro de Coordenadores Diocesanos de Pastorais e Organismos – sede do Regional Centro-Oeste
1º a 4 de abril – 1ª Reunião do Conselho Episcopal Regional (Conser) – Rubiataba, na Diocese de Rubiataba-Mozarlândia
10/08 (dia inteiro) – 2º Encontro de Coordenadores Diocesanos de Pastorais e Organismos – sede do Regional Centro-Oeste
14 a 17/10 – 2ª Reunião do Conselho Episcopal Regional (Conser) – na sede do Regional Centro-Oeste
17 a 19/10 – Assembleia do Povo de Deus, CPDF, em Goiânia

Fonte / foto: Regional Centro-Oeste, CNBB

Rolar para cima