Diocese de Anápolis

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Os vários nomes do Sacramento da Eucaristia

A Eucaristia enquanto celebração recebe diversos nomes. O fruto da celebração é a Eucaristia enquanto Presença. O Catecismo da Igreja Católica nos recorda esses dois aspectos, e muito mais: “A riqueza inesgotável deste sacramento exprime-se nos diversos nomes que lhe são dados (…): Eucaristia porque é ação de graças (…) Ceia do Senhor, pois se trata da ceia que o Senhor fez com seus discípulos na véspera de sua Paixão e da antecipação da ceia das bodas do Cordeiro na Jerusalém celeste. Fração do Pão, porque este rito, próprio da refeição judaica, foi utilizado por Jesus quando abençoava e distribuía o pão como presidente da mesa, sobretudo por ocasião da Última Ceia. É por este gesto que os discípulos o reconheceram após a ressurreição, e é com esta expressão que os primeiros cristãos designarão suas assembleias eucarísticas.

Com isso querem dizer que todos os que comem do único pão partido, Cristo, entram em comunhão com ele e já não formam senão um só corpo nele. Assembleia eucarística (synaxxis…), porque a Eucaristia é celebrada na assembleia dos fiéis, expressão visível da Igreja. Memorial da Paixão e da Ressurreição do Senhor. Santo Sacrifício, porque atualiza o único sacrifício de Cristo Salvador e inclui a oferenda da Igreja; ou também santo sacrifício da Missa, “sacrifício de louvor” (Hb 13,15), sacrifício espiritual, sacrifício puro e santo, pois realiza e supera todos os sacrifícios da Antiga Aliança. Santa e divina Liturgia, porque toda a liturgia da Igreja encontra seu centro e sua expressão mais densa na celebração deste sacramento; é no mesmo sentido que se chama também celebração dos Santos Mistérios. Fala-se também do Santíssimo Sacramento, porque é o sacramento dos sacramentos. Com esta denominação designam-se as espécies eucarísticas guardadas no tabernáculo. Comunhão, porque é por este sacramento que nos unimos a Cristo…; denomina-se ainda coisas santas…; sancta (coisas santas)”… – este é o sentido primeiro da “comunhão dos santos” de que fala o Símbolo dos Apóstolos – pão dos anjos, pão do céu, remédio da imortalidade, viático (…) Santa Missa, porque a liturgia na qual se realizou o mistério da salvação termina com o envio dos fiéis (“missio”: missão, envio) para que cumpram a vontade de Deus em sua vida cotidiana.” (Cat. 1328-1332).

Todos esses nomes – aplicados tanto à celebração da Santa Missa quanto ao fruto da celebração, o Corpo e o Sangue do Senhor e a santa comunhão – nos falam da riqueza do Mistério Eucarístico: um só nome não é suficiente para expressar toda a grandiosidade desse dom maravilhoso que o Senhor deu à sua Igreja. O cristão tem nesse Sacramento a possibilidade de estar sempre unido ao seu Senhor: “permanecei em mim e eu permanecerei em vós” (Jo 15,4). Jesus inventou essa maneira maravilhosa de permanecer conosco para que nós, agradecidos, fiquemos também com ele.

Pe. Dr. Françoá Costa

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