Museu Diocesano de Arte Sacra

Museu Diocesano de Arte Sacra é uma entidade criada pela Diocese de Anápolis para preservar e conservar os bens culturais religiosos, móveis e imóveis, que atestam o passado religioso e artístico da região.
O Museu tem a sua Unidade Matriz e instalações junto à Cúria Diocesana, em Anápolis. Possui também três Unidades Locais: Corumbá, Jaraguá e Pirenópolis, principais cidades históricas da Diocese. Rege o Museu o Estatuto, de acordo com as normas museológicas brasileiras e a legislação eclesiástica a este respeito, com Diretoria Geral. As Unidades Locais têm um Regimento Interno que aplica de forma concreta as prescrições contidas no Estatuto. O Presidente do Museu é o Bispo Diocesano.
O Museu Diocesano de Arte Sacra trabalha em estreita colaboração com o IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional) e com IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus). As peças sacras de valor artístico histórico, de propriedade da Igreja, foram catalogas pelo IPHAN e registradas nas devidas instâncias nacionais e internacionais.