Em vista de manter medidas de proteção contra a Covid-19, o bispo de Anápolis, Dom João Wilk, enviou uma circular para toda a diocese com orientações de como manter as ações pastorais, respeitando os protocolos estabelecidos pela vigilância sanitária.
“Esperávamos que a pandemia do coronavírus tivesse passado e com espírito aliviado começaríamos o novo ano pastoral. Ficamos cansados e até desanimados… Infelizmente, a nova onda das infecções, com o número aumentado de doentes, inclusive os sacerdotes, constrange-nos a adotar as medidas de segurança sanitária e adaptar as formas da nossa pastoral”, disse o bispo na circular.
A circular apresenta duas formas para a realização da catequese: on-line e familiar. “A catequese presencial para crianças e adolescentes só poderemos começar quando reiniciarem as aulas escolares”, afirma. Os grupos de oração e movimentos poderão reunir presencialmente, porém “em pequenos grupos no espaço paroquial, conservando, rigorosamente, as normas sanitárias”. Quanto à participação na Santa Missa segue a prática adotada até o momento. Em vista de conter a disseminação do vírus, não haverá, por enquanto, os folhetos da Missa. Como sugestão, Dom João pediu que se instrua os fiéis a participação mais atenta, cantos mais compreensivos. Sugeriu ainda o uso de Datashow para cantos, leituras e respostas. Para aqueles que querem acompanhar a celebração com o folheto dominical, a sugestão do bispo foi a criação de um QR Code para que se possa acompanhar a celebração pelo celular. Neste caso, na entrada das igrejas, teria que ter um cartaz com endereço eletrônico para o acesso.
Veja na íntegra as orientações