São Pedro e São Paulo: são ambos os alicerces vivos da Igreja plantada com suas fadigas, com a incessante pregação e por fim fecundada com seu martírio. Em todo o mundo é celebrado no dia 29 de junho. Mas como não há feriado no calendário civil brasileiro, no nosso país a solenidade é transferida para o domingo mais próximo dessa data. Para nós é hoje. Por ser dia de São Pedro e São Paulo, é dia também do sucessor de São Pedro: o PAPA.
Pensemos em São Pedro: Foi chamado por Jesus a ser seu apóstolo. Era pescador. E depois que Jesus o chamou, deixou tudo para segui-lo. Era um homem apaixonado e entusiasmado no que fazia por amor a Cristo. Jesus mudou o seu nome que era Simão para Pedro, para poder ser a pedra em que Jesus iria edificar a sua Igreja. Pedro, como chefe dos apóstolos, foi na Judeia perseguido e preso, como ouvimos nos Atos dos Apóstolos. Um anjo lhe soltou da prisão. Até que foi a Roma, onde levou a Igreja a ficar. Aí também foi preso e martirizado, morto por causa da fé. Quando ia ser morto, crucificado, pediu que virasse a cruz de cabeça para baixo, por não se achar digno de morrer como o mestre. Por ser nessa cidade, de Roma, que o primeiro Papa viveu alguns anos e morreu, tornou-se a Sede do Papa e da Igreja.
Pensemos em São Paulo: Um judeu, perseguidor da Igreja que se converteu após aparecer o próprio Jesus para ele. Evangelizou principalmente aos pagãos e escreveu 14 cartas, inspiradas por Deus que lemos na Bíblia. Era entusiasmado por Jesus e pela sua Igreja. Fez três longas viagens às cidades para evangelizar. Foi muitas vezes perseguido, apedrejado, açoitado, passou perigos em viagens. Até que chegou também a Roma como prisioneiro. Foi condenado por ser cristão e professar a Fé. Foi decapitado em Roma.
No evangelho, Jesus questiona os seus apóstolos sobre si. Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo”. Nessa resposta Jesus confia neste momento uma missão a Pedro: cuidar da Igreja de Cristo. Lemos nessa passagem bíblica de Mt 16,18 a fundação da Igreja de Cristo: A Igreja Católica Apostólica: “Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja”. Aqui está fundada a Igreja de Jesus. E ele o faz junto com São Pedro. Quem são os sucessores de Pedro? Os Papas. Onde está essa Igreja que Cristo fala? Na Igreja Católica. Nós, católicos, temos a certeza de sermos a única Igreja cristã, edificada sobre fundamento rochoso, sobre Pedro. E o poder do inferno nunca poderá vencê-la. A Igreja Católica nunca será destruída.
Nosso Senhor pensou em tudo para nos ajudar. Ele nos deu um Papa. Ele é o Vigário de Cristo na terra. É o que faz as vezes de Cristo. O católico deve estar sempre perto do Papa: escutá-lo, apoiá-lo, rezar por ele e suas intenções. Não podemos romper a unidade católica: todos com o Papa! De fato, para estar em plena comunhão com a Igreja de Cristo, que subsiste na Igreja Católica, é preciso professar a mesma fé, celebrar os mesmos sacramentos e estar unidos à hierarquia cujo ponto principal é o Papa.
Pe. Rogério Moraes