Dom João Wilk preside Missa dos Santos Óleos e celebra o 16º aniversário de sua posse na Diocese de Anápolis

Na manhã desta sexta-feira, 14, o bispo diocesano Dom João Wilk presidiu a Missa do Crisma – Santos Óleos -, na Catedral do Bom Jesus, em Anápolis, às 09h. A celebração foi realizada fora da Semana Santa devido aos decretos acerca da pandemia. Na missa também foi celebrado o 16º aniversário de posse canônica do bispo nesta diocese.

Esteve presente Dom João, o bispo auxiliar Dom Dilmo Franco, o reitor do Seminário Imaculado Coração de Maria, Padre Anevair José da Silva, e todos os sacerdotes presentes na diocese. A celebração foi restrita aos bispos e padres em respeito aos decretos de isolamento social, porém os fiéis puderam acompanhar a transmissão através das redes sociais.

Durante a celebração o bispo voltou-se ao clero e afirmou: “estamos no meio de mudanças e, sem dúvida, sofremos as suas consequências. Não por nada, que a presente celebração contém o rito da renovação das promessas sacerdotais. É hora de voltar ao primeiro amor”.

Dom João ainda ressaltou que o clero precisa avaliar o grau de vivência das promessas feitas no sacerdócio, a vida espiritual, o entusiasmo apostólico, os perigos da secularização, a fidelidade ao celibato. Para o bispo, é tempo oportuno para os sacerdotes  de avaliarem o equilíbrio em relação àquilo que se vive e prega, a caridade pastoral, dentre outros.

Dom João convidou ao clero a lutar, confiando sempre em Deus. “Deus nunca nos deixa afundar nas próprias fraquezas. Mas, é preciso confiar e ter vontade de estender a mão a Jesus e segurá-la firme”, disse. O sacerdotes fizeram a renovação das promessas sacerdotais, logo após foi realizada a benção dos óleos do Crisma, Batismo e dos enfermos.

No final da celebração os óleos foram distribuídos a cada paróquia da diocese, ou região pastoral, representada pelo seu pároco.