Dom da sabedoria – 2017

Anápolis, 08/06/2017

Ato inter-religioso “Eu sou do bem, eu sou de Deus”.

O que é ser sábio? Tantas vezes nos fazemos esta pergunta e enumeramos os seus sinônimos e os seus opostos.

A sabedoria está inscrita em nós pelo ato da criação – somos seres racionais e a razão nos diz que é preciso fazer o bem e evitar o mal. Isto é a primeira manifestação da sabedoria – discernir o bem e o mal.

Há sabedoria no sentido de conhecimento: pessoa é capaz de aprender muitas coisas, ser erudita, conhecedora da causa, de alto nível cultural etc. No entanto, nem sempre sabe o que fazer com o que aprendeu para construir a própria felicidade e a dos outros. Não sabe lidar com a própria vida. Conhecer não é ainda ser sábio. Ser sábio é perceber o sentido maior das coisas.

Mergulhados em Deus temos a possibilidade de possuir uma sabedoria que supera a sabedoria humana: nos faz pensar, agir, decidir, falar, reagir com uma visão superior aos impulsos puramente humanos.

Falamos da Sabedoria que vem do alto, Dom do Espírito Santo. A sabedoria que vem do alto é um sopro divino que nos revela o sentido último de todas as coisas, além do alcance humano.

Lembremos rapidamente a história de Jesus e dos Apóstolos. Por cerca de três anos andavam na companhia de Jesus, ouviram tantas palavras profundas, presenciaram milagres, receberam tantos ensinamentos. Mas, não entendiam o sentido de tudo isso. Era uma coisa de se admirar, mas não passava disso. Depois da morte de Jesus na Cruz, morreu também neles toda a esperança. Somente no Pentecostes, quando receberam o Espírito Santo, tudo se tornou claro e, então, destemidos, começaram a dizer: “O que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos”.

Ser sábio é saber completar a vida natural (corporal, racional, familiar, social) com o sentido último das realidades, que encontram a sua plenitude somente em Deus. Permitir que Deus oriente os nossos olhos, nossos sentidos, nossas angústias e satisfações, nossos medos, nossas escolhas segundo o bem último.

Hoje dizemos: “Eu sou do bem, eu sou de Deus”. É uma afirmação animadora, porque nos abre espaços para a esperança. O bem sempre foi e sempre será vitorioso. E quem está com Deus, é vitorioso além dos limites.

Hoje nos perguntamos: o que está acontecendo com a nossa sociedade, com o nosso Brasil? Tanta insensatez, tanta corrupção, exploração, egoísmo, violência, desigualdade, degradação dos valores da vida, da família, do homem e da mulher… É isto que queremos? É isto que Deus preparou para nós? O sábio se põe a pensar. Lê o plano de Deus. com os olhos de Deus, avalia com os juízos de Deus, age segundo o querer de Deus.

Hoje, dia 8 de junho, completam-se três anos do encontro, no Vaticano, do Papa Francisco com os presidentes de Israel e da Autoridade Palestina. Foi um evento histórico, um passo significativo na direção da paz. Por este fato, o Papa Francisco convida todas as pessoas de boa vontade a um minuto de silêncio e de prece, cada um do seu modo, pela paz no mundo, no Brasil, na nossa cidade. Fiquemos em silêncio e peçamos a Deus o dom da paz. (intervalo de silêncio)

Que o Espírito Santo tenha liberdade de agir em nós e nos leve a contribuir na construção da nossa sociedade com verdadeira sabedoria, para que Anápolis seja um “sorriso de Deus”.

Dom João Wilk, OFMConv.

Bispo de Anápolis