Neste mês de junho, especialmente hoje (7), a Igreja Católica volta-se com especial devoção ao Sagrado Coração de Jesus, uma prática que remonta aos primeiros tempos da fé cristã, quando os fiéis contemplavam o lado e o coração aberto do Senhor. Em 16 de junho de 1675, segundo relatos históricos, Cristo apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque, revelando-lhe seu Coração rodeado por chamas de amor, coroado por espinhos, com uma ferida aberta da qual jorrava sangue, e uma cruz em seu interior. Essa visão, aliada às palavras do Senhor sobre seu amor incondicional pela humanidade, marcou o início da devoção que perdura até os dias de hoje.
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus traz consigo promessas e graças para aqueles que a praticam com fé. Entre essas promessas, destacam-se a concessão de todas as graças necessárias, a manutenção da paz nas famílias, o consolo nas aflições e a garantia de um refúgio seguro na vida e na hora da morte. Além disso, há a promessa de conversão para os pecadores, o fortalecimento da fé para os tíbios e o auxílio para alcançar a perseverança final e a salvação eterna.
Para obter essas graças, é necessário seguir algumas condições, como receber a Sagrada Comunhão nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, com a intenção de honrar o Sagrado Coração e oferecer cada comunhão como um ato de expiação pelas ofensas cometidas contra o Santíssimo Sacramento.
Além das promessas e condições, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus é enriquecida com indulgências concedidas pela Santa Sé. Tais indulgências incluem a remissão de penas temporais e a garantia de bênçãos especiais para aqueles que praticam a devoção com fervor e constância. Por isso, neste mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, todos os fiéis são convidados a renovar sua devoção e aprofundar seu amor por Cristo através da contemplação do seu Coração.
Papa elabora documento sobre devoção ao Sagrado Coração de Jesus
Na última quarta-feira (5), o Papa Francisco anunciou na audiência geral, no Vaticano, que vai preparar um documento sobre o Sagrado Coração de Jesus. Segundo ele, o mundo “parece ter perdido o coração”. A previsão da publicação do documento é para setembro. “Creio que nos fará muito bem meditar sobre os vários aspetos do amor do Senhor”, afirmou o Pontífice.
“A festa do Sagrado Coração de Jesus e a memória do Imaculado Coração de Maria, que a Igreja se prepara para celebrar nos próximos dias, recorda-nos a necessidade de responder ao amor redentor de Cristo e convida-nos a confiar nos entregamos com confiança à intercessão da Mãe do Senhor”, disse Papa Francisco.
Confira a oração de Consagração ao Sagrado Coração de Jesus:
Eu coloco a minha inteira confiança em Vós sem reservas, e espero pela remissão de meus pecados através de Vossa infinita Misericórdia.
Eu apresento em Vossas mãos todas as minhas carências e inquietações. Prometo amar e honrar-Vos até o último momento de minha vida, e propagar tanto quanto possa a devoção ao Vosso Santíssimo Coração.
Faça-me em mim segundo a Vossa vontade, meu Senhor Jesus. Eu não mereço outra recompensa, exceto a Vossa infinita glória e Vosso sagrado amor.
Tome essa minha oferta e abrigue-me dentro de Vosso divino coração para todo o sempre.
Amém!
Informações: Vatican News e ACI Imagem: Reprodução/Shutterstock