Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Celebrar a beleza de Deus

A beleza de Deus chega até nós através da Sagrada Liturgia, especialmente da Santa Missa. As nossas celebrações deveriam, portanto, ser belas, refletindo dessa maneira a beleza que irradia nos Tabernáculos eternos, na Jerusalém celeste na qual moraremos um dia. O Concílio Vaticano II expressou também e de maneira sintética a beleza da liturgia quando disse que as nossas celebrações devem resplandecer de “nobre simplicidade”: uma nobreza que é simples e uma simplicidade que é nobre. Sem dúvida, uma expressão que deixa vislumbrar algo da beleza de Deus: infinitamente nobre, infinitamente simples.

Nesse sentido, é interessante observar a descrição que um filósofo italiano, Alessandro Baricco, faz com o objetivo de mostrar que é importante criar certos limites: “Imagine só: um piano. As teclas começam. As teclas acabam. Você sabe que existe oitenta e oito, sobre isso ninguém pode enganá-lo. Não são infinitas (…), mas com essas teclas é infinita a música que você pode criar. Elas são oitenta e oito. (…) Eu gosto disso. É fácil viver com isso. Mas se (…) diante de você estende-se um teclado com milhões de teclas, milhões e trilhões de teclas que nunca acabam e que nunca terminam e se esse teclado é infinito… Se esse teclado é infinito, então nesse teclado não há uma música que você possa tocar. Você se sentou no banquinho errado: esse é piano que Deus toca”.

Gutiérrez-Martín cita o texto de Baricco para fundamentar a necessidade de observar a forma litúrgica com os seus ritos sublinhando que deve ser assim por que, por um lado toda experiência humana é limitada frente ao insondável mistério do Deus uno e trino, e, por outro, neste mundo é necessário uma mediação “delimitada” e bem definida, as “oitenta e oito teclas” do piano, para participar de maneira finita da música infinita de Deus. A forma litúrgica é consequência não somente da experiência de Deus que o homem pode ter, mas do mistério mesmo da encarnação, através do qual Deus mesmo quis “circunscrever-se” através da humanidade do seu Filho. Os ritos da Santa Missa não são, portanto, ritualismos, mas expressões do amor que se manifesta em gestos.

Pe. Dr. Françoá Costa

Rolar para cima