Cadeiras

Também as cadeiras ou cátedras, na celebração eucarística, têm sua ordem e dignidade. Entre elas, a mais importante é a do celebrante, a do sacerdote que preside a santa missa. Por quê? No santo sacrifício da missa, o sacerdote é Cristo, pois é Cristo quem celebra. O lugar, portanto, onde o padre se senta é o mais digno por sua função presidencial. Evitando toda espécie de trono, essa cadeira ou sede presidencial deve ser digna e convém que seja abençoada antes de ser introduzida no culto litúrgico da Igreja (cf. IGMR, 310). No presbitério também se encontram outras cadeiras: primeiramente, para outros sacerdotes que concelebram a santa missa, para os diáconos e para outras pessoas que ajudam a celebração eucarística. Também não podemos esquecer as cadeiras para os demais fiéis, bancos, que formam um conjunto harmônico com a cadeira presidencial do padre. O padre re-presenta Cristo, cabeça da Igreja; os demais fiéis, o corpo de Cristo. Contudo, o Cristo total é cabeça e corpo. As cadeiras para os outros fiéis têm também sua simbologia no corpo da Igreja.

Evidentemente, aqueles que sentam na cátedra (cadeira) têm grande responsabilidade. Os fariseus, nas sinagogas, sentavam-se numa cadeira desde a qual liam a Lei de Deus e a interpretavam. Jesus não recrimina que eles se sentem na cadeira para ensinar o Povo, mas diz que o agir deles estava distante do projeto de Deus: “os escribas e os fariseus sentaram-se na cadeira de Moisés. Observai tudo o que que eles dizem, mas não façais como eles, pois dizem e não fazem” (Mt 23,2). Os sacerdotes devem procurar ensinar e agir conforme a Palavra. Sem dúvida alguma, procedendo assim, sua pregação terá mais autoridade espiritual. De fato, o bispo sempre exorta – durante a ordenação – aquele que deve dedicar-se à pregação oficial da Palavra de Deus na Igreja: “crê naquilo que lês, ensina o que crês, vive o que ensinas”. Belo programa para os ministros de Deus!

Por outro lado, é importante que os demais fiéis sejam dóceis aos seus pastores. Sem dúvida alguma, a leitura e a pregação da Palavra de Deus forjam a nossa vida espiritual. Mas é preciso que estejamos atentos à leitura e à pregação. Por mais que Jesus tenha fixado o seu olhar cheio de bondade no jovem rico e tenha lhe dirigido palavras que mudariam o rumo de sua vida, o rapaz ficou triste e abatido (cf. Mt 10,21-22). Poderíamos ir à santa missa, escutar a Palavra de Deus e sua pregação e, mesmo assim, continuar no nosso mundo. Cristão, desperta! O Senhor fala contigo em cada santa missa! Abre-lhe o coração!

Pe. Dr. Françoá Costa