Bispos participam de avaliação do estágio pastoral de seminaristas na Diocese

Durante a manhã, Dom João Wilk e Dom Dilmo Franco, bispos diocesano e auxiliar, respectivamente, da Diocese de Anápolis, participaram da Reunião de Avaliação Pastoral dos Seminaristas, realizada no Seminário Maior Diocesano Imaculado Coração de Maria, nesta terça-feira (31).

A reunião contou com a presença do Reitor da instituição, Pe. Anevair José, e do Vice-Reitor Pe. Walisson Correa, bem como de representantes do clero das paróquias que abriram suas portas para acolher os seminaristas ao longo do ano como parte do estágio pastoral, auxiliando para que estejam bem preparados para servir suas comunidades no futuro.

O estágio pastoral é uma parte crucial do processo de formação dos seminaristas da Diocese de Anápolis, onde os jovens que aspiram ao sacerdócio são enviados para as paróquias locais, a fim de ganhar experiência prática e desenvolver uma compreensão mais profunda do ministério sacerdotal. Durante o ano, um total de 28 seminaristas de diferentes etapas de formação, incluindo o Discipulado e Configuração, foram recebidos pelas comunidades locais.

A convivência com a comunidade paroquial e o acompanhamento dos padres desempenham um papel fundamental na formação dos seminaristas. Durante esse período, eles não apenas auxiliaram os párocos em atividades pastorais, mas também são moldados para futuramente realizarem as mesmas atividades depois de ordenados. O estágio pastoral proporciona aos seminaristas a oportunidade de amadurecer em todas as suas dimensões, incluindo o aspecto humano-afetivo, habilidades de comunicação, capacidade de administração e convívio social.