Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Bispos e padres da Diocese celebrarão Missa do Crisma na próxima sexta-feira, em Anápolis

 

A tradicional Missa do Crisma, (Santos Óleos), que geralmente acontece na Quinta-feira Santa, adiada devido a pandemia e do isolamento social, acontecerá nesta próxima sexta-feira, dia 14 de agosto, na Catedral Bom Jesus, às 09h. Participarão da celebração o bispo diocesano, Dom João Wilk, seu auxiliar Dom Dilmo Franco e os sacerdotes de toda a diocese.

A celebração será exclusiva aos bispos e padres, em respeito ao decreto municipal e para evitar o risco de aglomerações. No entanto, os fiéis poderão acompanhar a transmissão, ao vivo, através das redes sociais oficiais da diocese – Instagram e Facebook.

Missa do Crisma – Santos Óleos

A Missa do Crisma, é uma missa realizada na Quinta-feira Santa na catedral de cada diocese. Consiste em dois pontos fundamentais:

– A Bênção dos Santos Óleos, que são os óleos do Crisma, dos Enfermos e do Batismo.

– A Renovação das Promessas Sacerdotais por parte dos sacerdotes diante do Bispo.

Nela também se renovam as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo também chamada de “Missa da Unidade”, expressando a comunhão diocesana em torno do Mistério Pascal de Cristo, constituindo um momento forte de comunhão eclesial, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja.

(O bispo, se necessário, pode antecipar a celebração. Em algumas dioceses, ela é celebrada na Terça-feira Santa).

Entenda o significado dos óleos:

– Óleo dos Catecúmenos: Concede a força do Espírito Santo aqueles que serão batizados para que possam ser lutadores de Deus, ao lado de Cristo, contra o Espírito do mal.

– Óleo dos Enfermos: É um sinal utilizado pelo sacramento da Unção dos Enfermos, que traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.

– Óleo do Crisma: É um óleo utilizado nas unções consacratórias dos seguintes sacramentos: depois da imersão nas águas do batismo, o batizado é ungido na fronte; na Confirmação é o símbolo principal da consagração, também na fronte; depois da Ordenação Episcopal, sobre a cabeça do novo bispo; depois da ordenação sacerdotal, na palma das mãos do neo-sacerdote.

Rolar para cima