Vocação consagrada

Vocação é um convite, uma proposta que Deus faz ao dar a vida ao homem. Todos temos uma tarefa a cumprir neste mundo e, ao cumpri-la, realizamos o nosso desejo de felicidade. O próprio Deus ajuda no reconhecimento da vocação, dotando a pessoa com as faculdades indispensadas e iluminando-a com a sua graça divina. Cada um deve se empenhar para conhecer a sua vocação e segui-la fielmente.

Existem vários tipos de vocação. A mais comum é a vocação para o matrimônio. O matrimônio é vocação, e não deve casar quem não possui esta vocação. Uma vocação especial é a consagração da vida a Deus: a vocação para o sacerdócio e para a vida religiosa.

Deus chama muitas pessoas, homens e mulheres, porque a “Messe é grande e poucos são os operários”. Nem todos, porém, respondem ao chamado ficando na indecisão ou deixando se atrair pelas propostas do mundo. Deve-se rezar constantemente pedindo a Deus a luz e a coragem para conhecer e abraçar a própria vocação. Sempre é bom procurar um conselho de uma pessoa experiente e responsável ou de um sacerdote.

“Enviai Senhor operários para a vossa Messe, pois a Messe é grande e poucos são os operários…”