Unidade dos bispos marca 56ª Assembleia Geral da CNBB

Na sexta-feira (20), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) concluiu sua 56ª Assembleia Geral, que aconteceu em Aparecida (SP). Neste ano, o encontro teve como tema central, “Diretrizes para a formação dos presbíteros” e outros temas prioritários, como o texto sobre novas comunidades, Estatutos da CNBB, Pensando o Brasil: Estado laico, Ano do Laicato, Sínodo da Pan-Amazônia e indicações para as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) que serão renovadas em 2019.

Nesta Assembleia ficou evidente a unidade dos bispos e esse foi um destaque que o presidente da Conferência, Cardeal Dom Sergio da Rocha, enfatizou no início e no fim do encontro. “Necessitamos caminhar unidos para enfrentar os desafios. No mundo marcado por tantas divisões de conflitos, o testemunho de comunhão se torna ainda mais necessário”, disse ele na missa de abertura da Assembleia. Na missa conclusiva, Dom Sergio declarou que os bispos saem dessa “Assembleia e desta Eucaristia revigorados na fé, fortalecidos na unidade e dispostos a caminhar com redobrado empenho ao encontro dos pobres que esperam pela boa nova de Jesus Cristo, dos aflitos que necessitam ser consolados, dos cegos que anseiam pela recuperação da vista e das vítimas de violência que buscam a justiça e a paz”.

Ainda sobre a dimensão da unidade dos bispos, Dom Messias disse que é importante que as pessoas vivam o Evangelho, para poderem entender o sentido comunitário da Igreja. “É importante viver o amor de Cristo. Muitos se colocam como juízes, que atiram pedras, às vezes falta aquela experiência bonita, profunda, de Cristo em suas vidas. Isso nos ajuda e motiva a evangelizar, a continuar a falar a partir de Cristo sobre fé, esperança e amor. Saímos daqui felizes e cheios de esperança”, concluiu.

Conclusões da 56ª AG

Um dos documentos mais esperados da 56ª Assembleia Geral da CNBB foi a mensagem sobre as eleições deste ano de 2018, divulgada na tarde do dia 19, pela presidência da Conferência. Nela, os bispos reconhecem que “Ao abdicarem da ética e da busca do bem comum, muitos agentes públicos e privados tornaram-se protagonistas de um cenário desolador”. A apresentação da mensagem foi feita por Dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador (BA) e Primaz do Brasil. Ele atendeu a imprensa, numa entrevista coletiva. Na companhia dele estava o Cardeal Dom Sergio da Rocha e o arcebispo de Porto Alegre (RS), Dom Jaime Spengler.

Intitulada “Eleições 2018: compromisso e esperança“, a mensagem da 56ª assembleia geral da CNBB ao povo brasileiro tem 11 breves parágrafos.

No último dia da 56ª Assembleia Geral, a CNBB divulgou que as “Diretrizes para a formação dos presbíteros” foi aprovada e deverá ser agora enviada agora para aprovação final da Santa Sé. Após esse processo o documento da coleção azul será divulgado e publicado para orientar a formação dos novos padres no Brasil. Ainda no último dia, Dom Murilo Krieger leu as mensagens da Conferência ao povo de Deus. O documento registra a comunhão do episcopado brasileiro com o papa Francisco e destaca a necessidade de promover o diálogo respeitoso para estimular a comunhão na fé em tempo de politização e polarizações nas redes sociais. A mensagem retoma a natureza e a missão da entidade na sociedade brasileira.

Fonte / fotos: Regional Centro-Oeste com CNBB Nacional