“Sede santos como Vosso Pai é Santo” é o tema da Romaria do Divino Pai Eterno 2019

 

O tema da Romaria do Divino Pai Eterno 2019, “Sede santos como Vosso Pai é Santo”, foi anunciado na terça-feira, 28, em coletiva de imprensa realizada no Cineteatro Afipe, em Trindade (GO). O tema promete inspirar orações de devotos e religiosos entre os dias 28 de junho e 7 de julho, na Capital da Fé de Goiás. Promovida pelo Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, a Festa é o maior evento religioso do Centro-Oeste, o segundo maior do país e a maior Festa no mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. A expectativa é que mais de três milhões de devotos visitem a cidade entre os dez dias.

A escolha do tema foi inspirada na exortação apostólica do Papa Francisco chamada “Gaudete et Exsultate” (Alegrai-vos e exultai!), sobre o chamado à santidade no mundo atual. Ele propõe um caminho de reflexão aos fiéis para que sejam colocados em comunhão com o Pai Eterno, Aquele que é plenamente Santo. “É um tema que não tratamos há anos na Romaria. E a santidade é um atributo da natureza divina, indica a perfeição da Sua bondade, do Seu amor misericordioso. O chamado que recebemos é justamente este: ser reflexo de Deus Pai no mundo. Muitas vezes, achamos que a santidade é algo distante, fora do nosso alcance. Porém, ser santo é exercer os valores cristãos em nossa sociedade, seja na Igreja, na família, no trabalho, entre outros meios”, destacou o reitor do Santuário Basílica de Trindade e presidente-fundador da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), Pe. Robson de Oliveira.

Novidades

Serão realizados dois shows musicais, na Praça do Santuário Basílica de Trindade. No dia 4 de julho, quinta-feira, às 21h, será a apresentação do Pe. Fábio de Melo, da Diocese de Taubaté, em São Paulo. Na sexta-feira, 5 de julho, às 21h, será a vez do cantor e compositor sertanejo Sérgio Reis. “Esperamos que seja uma Festa muito organizada. Que não seja um momento só religioso, mas também de entretenimento, de turismo religioso”, pontuou o reitor.

Além dos shows musicais, outra novidade é a realização do momento de reflexão Palavra do Pai, conduzido pelo Pe. Robson de Oliveira, no Cineteatro Afipe. Ao todo, serão cinco encontros – nos dias 29 e 30 de junho e 4, 5 e 6 de julho –, todos às 10h. Em cada encontro, o sacerdote abordará um tema diferente. O Palavra do Pai é uma forma de Pe. Robson de Oliveira estar mais próximo dos milhares de devotos que estarão em Trindade. A programação é para todas as idades, com entrada gratuita até a lotação do espaço.

Outra grande novidade será a realização de duas missas diárias, 8h e 17h, na Igreja do Santíssimo Redentor (Igreja do Pe. Pelágio). No local, também serão realizados, todos os dias, batizados, às 10h.

De acordo com Pe. Robson, a contagem real e ocular, feita por câmeras, da quantidade de romeiros também é uma novidade neste ano. “Optamos por fazer essa contagem para termos um número real de pessoas e estados que atingimos, e não somente uma estimativa. Além disso, faremos também uma pesquisa qualitativa para que possamos escutar dos romeiros como eles se sentem aqui em Trindade, se encontram aqui o que é necessário, se os trindadenses passam uma imagem positiva. Isso para que possamos avaliar e melhor estruturar os anos seguintes”, explicou o reitor.

Organização e estrutura

Uma série de mudanças foi preparada pela Igreja e Prefeitura, para garantir o bem-estar dos milhares de peregrinos que estarão em Trindade. Os pontos de peregrinação e igrejas passaram por manutenção e reformas. O Santuário Basílica ainda passará por uma manutenção de pintura, parte elétrica e estrutural. Já a Igreja Matriz de Trindade passa por uma reforma mais completa e será entregue durante a Romaria.

O Centro de Apoio ao Turista (CAT), além de oferecer informações sobre tudo o que envolve a cidade, disponibilizará um caminhão de panificação servindo lanches para atender aqueles que passarem por lá. “Teremos também os serviços de saúde, como aferimento de pressão e outros, para atender os romeiros que chegam e possam ter algum problema de saúde. Então, é toda uma estrutura organizada pela Prefeitura para oferecer o melhor aos visitantes”, destaca a presidente da Agência Municipal de Turismo de Trindade, Talitta Di Martino.

A Polícia Militar (PM) aumentará o efetivo em Trindade e buscará reforço policial da capital do Estado, Goiânia. Os trabalhos terão o apoio de diversas frentes da Polícia Militar. Equipes de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro), Batalhão de Choque, Grupo de Radiopatrulha Aérea (Graer) e Cavalaria, devem compor o efetivo da PM para os dez dias. Também neste período, bases de comando serão montadas em pontos estratégicos e o monitoramento por câmeras de segurança deverá ser mantido. “A Romaria do Divino Pai Eterno é um grande desafio para nós. É um dos maiores eventos que temos no Estado. Então, temos mais de quatro mil policiais na escala de serviço, todos os grupos empregados para proporcionar segurança aos romeiros”, pontuou Paulo Henrique Segato, tenente coronel da PM.

Viaturas do Corpo de Bombeiros estarão na Rodovia dos Romeiros (GO-060), que liga Goiânia a Trindade, e outras bases de apoio serão montadas na cidade. Uma novidade este ano será o aumento das unidades de moto-resgate em Trindade. “O Corpo de Bombeiros formou uma nova turma de moto-resgate e teremos mais equipes auxiliando no período da Festa”, explica o Tenente Coronel do 15ª Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Emerson Divino.

A Polícia Civil também terá participação ativa na Romaria 2019. Com pontos estratégicos para atender a população, prestará serviços de registros de ocorrências e achados e perdidos, no ponto que fica localizado dentro do Espaço do romeiro, em frente ao Santuário Basílica. De acordo com o delegado André Fernandes, a Polícia Civil estará na Festa 24 horas por dia. “São duas delegacias funcionando 24 horas e dois postos de atendimento próximos a Basílica e Matriz para registros simples. A PC utilizará todo o seu efetivo para que possamos ter uma Festa com toda garantia de segurança”, disse.

A parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) segue firme com o Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), na Rodovia dos Romeiros. O funcionamento será 24 horas, durante os dez dias do evento. Será oferecido apoio aos romeiros, lanches e serviços de saúde para quem passar pelo local. “Teremos banheiros públicos, fiscais de comportamento nas ruas, estamos com o carreiródromo preparado para receber os carreiros. Enfim, em todas as áreas estamos preparados para receber os romeiros para mais uma grande Festa. Sem dúvida nenhuma, é uma Festa que movimenta toda a cidade de forma muito positiva”, concluiu o prefeito de Trindade, Jânio Darrot.

Fonte: Afipe

Ir para o topo