Saudação à Paróquia de Alexânia – 2017

29/07/2017

Queridos Irmãos e Irmãs da Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Alexânia – GO.

Ao comemorarmos 50 anos da criação da Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Alexânia, criada em 21/08/1967, como uma das cinco paróquia criadas no primeiro ano da Diocese de Anápolis, nos vem à mente o antigo dito cunhado por Cícero, pensador e escritor da época do Império Romano: “Historia magistra vitae!” – A história é mestra da vida. Nesta curta frase está expressa uma profunda verdade. Conhecer a história, significa conhecer o presente: de onde ele veio; significa conhecer a nossa identidade: de onde e de quem viemos e quem somos. Em grande parte, determina as várias formas do nosso agir, sem perceber que somos de algum modo condicionados por aquilo que aprendemos no passado: na infância, no ambiente em que crescemos e nos educamos, pelas pessoas que nos marcaram positiva e negativamente; reações que tivemos diante das pessoas ou fatos positivos ou negativos. Carregamos a bagagem do passado: costumes, tradições, modos, caráter…

Sem dúvida, somos fruto do passado. Mas também, e sobretudo, somos protagonistas do presente. Com toda a bagagem do passado, construímos o nosso presente dia após dia. E, sem perceber, nos colocamos no curso da história e, no futuro próximo ou remoto, também seremos a “história”, que se transformará em “mestra” da vida de alguém. Tomara, seja uma ótima mestra… Pois nós também seremos avaliados e julgados. O passado nos obriga a viver com intensidade o presente, lançando sementes para o futuro.

Assim é na vida pessoal, familiar, social e eclesial… Também o é na vida de uma paróquia. “Um é o que semeia e outro é o que colhe. Assim, o que semeia se alegra junto com o que colhe” (Jo 4, 36-37). E São Paulo acrescenta: “Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento” (1 Cor 3,6-7).

Ao celebrar o Jubileu de Ouro da Paróquia Imaculado Coração de Maria, é louvável e até necessário lembrar e celebrar as suas origens, as pessoas, os eventos, as escolhas que marcaram esses 50 anos da sua história. Lembrar e celebrar significa fazer justiça ao passado, especialmente às pessoas que o construíram. Claro, serão poucas as pessoas que deixaram os seus nomes conhecidos e serão lembrados. Mas a justiça exige que se lembre de todos que fizeram essa história; ficaram no anonimato, mas não no esquecimento.

O álbum comemorativo traz lembranças e documentos que constituem a história desta jovem ainda comunidade paroquial. É uma inciativa louvável e bem realizada. Sirva como documento e como homenagem aos 50 anos da caminhada pastoral.

Dom João Wilk, OFMConv.
Bispo de Anápolis