Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

São José

NOVENA de São José

1. Invocação ao Espírito Santo

2. Oração preparatória

Glória seja ao Pai, glória seja ao Filho e glória ao Espírito Santo, pela figura de São José, varão justo, santo e humano.

Glória a Deus pela santidade de São José vivida no trabalho comum da arte, com ganha-pão, com os calos das mãos.

Glória a Deus, pela suprema santidade de São José, trabalhador como nossos trabalhadores, a fim de que todos vejam que a santidade é possível em qualquer condição social. Assim seja.

3. Ladainha

4. Leitura bíblica com reflexão

5. Invocações:

a. Glorioso São José, imagem do Pai Eterno, chefe da Sagrada Família e exemplo de autoridade, rogai por nós e sede nosso protetor. (Pai Nosso, Ave Maria…)

b. Glorioso São José, Pai adotivo de Jesus, chefe de família responsável e dono de casa virtuoso, rogai por nós e sede nosso protetor. (Pai Nosso, Ave Maria…)

c. Glorioso São José, esposo da Virgem Maria, guarda vigilante do lar e esforçado mantenedor da família, rogai por nós e sede nosso protetor. (Pai Nosso, Ave Maria…)

6. Oração

Ó São José, santo simples e humano, admirável nas coisas simples e na vida cotidiana, todos em Vós se estimulam a uma santidade simples e profunda no trabalho normal de cada dia ou no emprego como qualquer empregado. Com a ajuda do Vosso exemplo, todos vêem que a santidade é possível a qualquer pessoa sem pensar em milagres ou êxtases. Vossa vida é um estímulo de comunhão com o Pai para todos nós. Assim seja.

7. Canto final

ORAÇÕES A SÃO JOSÉ

Ao Padroeiro da Igreja Universal

A vós, São José, recorremos em nossa tribulação e, depois de ter implorado o auxílio de Vossa santíssima Esposa, cheios de confiança, solicitamos também o Vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à Virgem Imaculada, Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente vos suplicamos que lanceis o olhar benigno sobre a herança que Jesus Cristo conquistou com o seu Sangue, e nos socorrais em nossas necessidades com o Vosso auxílio e poder. Protegei, ó Guarda providente da divina Família, o povo de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós, ó pai amantíssimo, as trevas do erro e do vício. Assisti-nos do alto do céu, o nosso fortíssimo sustentáculo na luta contra o poder das trevas, e, como outrora salvastes a vida ameaçada do Menino Jesus, assim defendei agora a Santa Igreja contra as ciladas de seus inimigos e contra toda adversidade. Amparai a cada um de nós com o Vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, piedosamente morrer e obter no céu a eterna bem-aventurança. Amém.

Oração a São José Operário

Ó São José, guarda de Jesus, esposo castíssimo de Maria, que passaste a vida no cumprimento perfeito do dever, sustentando com o trabalho das mãos a Sagrada Família de Nazaré, protege propício aqueles que se dirigem a Ti confiantes. Conheces as suas aspirações, as suas angústias, as suas esperanças, e eles recorrem a ti, porque sabem que em Ti encontram quem os compreenda e protege. Também Tu experimentaste a provação, a fadiga, o cansaço; mas também, no meio das preocupações da vida material, o Teu espírito, abrigo da mais profunda paz, exultou de júbilo inenarrável pela intimidade com o Filho de Deus, a Ti confiado e com Maria, sua dulcíssima Mãe. Que os Teus protegidos compreendam que não estão sós no seu trabalho, mas saibam descobrir Jesus ao seu lado, acolhê-lo com a graça e guardá-lo fielmente, como Tu fizeste. E alcança-nos a graça de que em todas as famílias, oficinas, laboratórios, em qualquer parte onde o cristão trabalhe, tudo seja santificado na paciência, na justiça, na busca do bem fazer, para que desçam abundantes os dons da celeste predileção.

Rolar para cima