São José

NOVENA de São José

1. Invocação ao Espírito Santo

2. Oração preparatória

Glória seja ao Pai, glória seja ao Filho e glória ao Espírito Santo, pela figura de São José, varão justo, santo e humano.

Glória a Deus pela santidade de São José vivida no trabalho comum da arte, com ganha-pão, com os calos das mãos.

Glória a Deus, pela suprema santidade de São José, trabalhador como nossos trabalhadores, a fim de que todos vejam que a santidade é possível em qualquer condição social. Assim seja.

3. Ladainha

4. Leitura bíblica com reflexão

5. Invocações:

a. Glorioso São José, imagem do Pai Eterno, chefe da Sagrada Família e exemplo de autoridade, rogai por nós e sede nosso protetor. (Pai Nosso, Ave Maria…)

b. Glorioso São José, Pai adotivo de Jesus, chefe de família responsável e dono de casa virtuoso, rogai por nós e sede nosso protetor. (Pai Nosso, Ave Maria…)

c. Glorioso São José, esposo da Virgem Maria, guarda vigilante do lar e esforçado mantenedor da família, rogai por nós e sede nosso protetor. (Pai Nosso, Ave Maria…)

6. Oração

Ó São José, santo simples e humano, admirável nas coisas simples e na vida cotidiana, todos em Vós se estimulam a uma santidade simples e profunda no trabalho normal de cada dia ou no emprego como qualquer empregado. Com a ajuda do Vosso exemplo, todos vêem que a santidade é possível a qualquer pessoa sem pensar em milagres ou êxtases. Vossa vida é um estímulo de comunhão com o Pai para todos nós. Assim seja.

7. Canto final

ORAÇÕES A SÃO JOSÉ

Ao Padroeiro da Igreja Universal

A vós, São José, recorremos em nossa tribulação e, depois de ter implorado o auxílio de Vossa santíssima Esposa, cheios de confiança, solicitamos também o Vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à Virgem Imaculada, Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente vos suplicamos que lanceis o olhar benigno sobre a herança que Jesus Cristo conquistou com o seu Sangue, e nos socorrais em nossas necessidades com o Vosso auxílio e poder. Protegei, ó Guarda providente da divina Família, o povo de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós, ó pai amantíssimo, as trevas do erro e do vício. Assisti-nos do alto do céu, o nosso fortíssimo sustentáculo na luta contra o poder das trevas, e, como outrora salvastes a vida ameaçada do Menino Jesus, assim defendei agora a Santa Igreja contra as ciladas de seus inimigos e contra toda adversidade. Amparai a cada um de nós com o Vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, piedosamente morrer e obter no céu a eterna bem-aventurança. Amém.

Oração a São José Operário

Ó São José, guarda de Jesus, esposo castíssimo de Maria, que passaste a vida no cumprimento perfeito do dever, sustentando com o trabalho das mãos a Sagrada Família de Nazaré, protege propício aqueles que se dirigem a Ti confiantes. Conheces as suas aspirações, as suas angústias, as suas esperanças, e eles recorrem a ti, porque sabem que em Ti encontram quem os compreenda e protege. Também Tu experimentaste a provação, a fadiga, o cansaço; mas também, no meio das preocupações da vida material, o Teu espírito, abrigo da mais profunda paz, exultou de júbilo inenarrável pela intimidade com o Filho de Deus, a Ti confiado e com Maria, sua dulcíssima Mãe. Que os Teus protegidos compreendam que não estão sós no seu trabalho, mas saibam descobrir Jesus ao seu lado, acolhê-lo com a graça e guardá-lo fielmente, como Tu fizeste. E alcança-nos a graça de que em todas as famílias, oficinas, laboratórios, em qualquer parte onde o cristão trabalhe, tudo seja santificado na paciência, na justiça, na busca do bem fazer, para que desçam abundantes os dons da celeste predileção.