Sant’Ana

Novena

1. Invocação ao Espírito Santo

2. Oração preparatória

Pai santíssimo e cheio de bondade, louvando Senhora Sant’Ana, nós vos damos graças pelo prenúncio da vinda do Messias, que nos dais na pessoa dela. Pai eterno, autor de toda a maravilha da criação e instituidor da família, nós vos adoramos e bendizemos pela família tão simples, tão pobre e tão santa de São Joaquim, Sant’Ana e da Santíssima Virgem Maria. A Vós toda a honra e toda a glória , agora e para sempre. Amém.

3. Ladainha de Nossa Senhora

4. Oração: Senhora Sant’Ana, nós vos louvamos e festejamos, na claridade de esposa amorosa, fiel e trabalhadora, alegria do lar e em tudo empenhada em ajudar a economia doméstica; nós vos louvamos e festejamos, na qualidade de mãe desvelada na educação cívica, moral e religiosa dos filhos; nós vos louvamos e festejamos como aquele modelo de mulher ativa, piedosa e muito responsável de que precisam nossos lares de hoje. Abençoai as famílias cristãs para que sigam integralmente os ensinamentos de Jesus. Assim seja.

5. Leitura bíblica com reflexão

6. Invocações:

a. Ana Santa e gloriosa, de Maria Mãe querida, pede-lhe que nos socorra nos trabalhos desta vida.   (Pai Nosso, Ave Maria)

b. Ana Santa e gloriosa, tesouro de paciência, inflamai-me na virtude de Vossa casta inocência.    (Pai Nosso, Ave Maria)

c. Ana Santa e gloriosa, atendei o meu clamor: contra o poder do demônio, sede sempre em meu favor. (Pai Nosso, Ave Maria)

7. Oração: Senhora Sant’Ana, em Vós contemplamos a boa mãe, catequista natural dos filhos. Vossa imagem, exibindo a Maria menina, o livro da Escritura Sagrada, já é para nós um ensinamento vivo daquilo que Deus espera que sejam os pais piedosos e cristãos, e o modelo também de todo bom catequista. Senhora Sant’Ana, juntamente com São Joaquim, dai presença aos nossos lares, para que as crianças e os jovens sejam orientados nos caminhos de Deus. Assim seja.

8. Canto final

Oração à Santa Ana

Ó advogada minha, Sant’Ana, vós que, por graça especial de Deus foste elevada à dignidade excelsa de mãe da Mãe de Jesus, por tão grande prerrogativa que alcançaste junto à Santíssima Trindade, consegui do Senhor a graça que tanto desejo (dizer a graça) se não servir de obstáculo à minha salvação. Suplico-vos pelo vosso dulcíssimo nome, que significa graça e misericórdia, pelo vosso espírito de adoração e de penitência, que me atendais. Ouvi sem demora a minha prece, despachai a minha súplica, consolai o meu coração.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai…