Pelo Papa

Ó Jesus, cabeça invisível da Santa Igreja que fundastes sobre uma firme pedra e prometestes que as portas do inferno não prevalecerão nunca contra ela, conservai, fortificai e guiai aquele que lhe destes por cabeça visível. Fazei que ele seja o modelo do Vosso rebanho, assim como é o seu pastor, seja ele o primeiro por sua santidade, doutrina e paciência, assim como o é por sua alta dignidade; seja ele o divino Vigário de Vossa caridade, assim como o é da Vossa autoridade. Inspirai-lhe o zelo ardente de Vossa glória, da salvação das almas e da santa religião. Dai-lhe coragem invencível para combater os inimigos do Vosso Nome, e firmeza inabalável para opor-se aos estragos do erro e da impiedade. Dai-lhe a plenitude de Vosso espírito, para conduzir a barca agitada de Vossa santa Igreja através dos escolhos que a cercam.

Consolai seu coração aflito, sustentai sua alma abatida, fazei voltarem suas ovelhas desgarradas. Ajudai-o a levar o peso da sua alta dignidade e de todos os trabalhos que a acompanham. Dignai-vos, ó meu Deus, escutar benigno os votos que vos dirigimos por ele e concedei-lhe longos anos, para aumentar a Vossa glória e o triunfo da Vossa santa religião.

V. Oremos pelo nosso Sumo Pontífice, N.

R. O Senhor o conserve, vivifique e beatifique na terra e não o entregue às mãos de seus inimigos. Amém.