Padre Carlito comenta o 3º Domingo do Advento, “Gaudete”

Uma alegria diferente

Várias vezes e em muitas ocasiões escutamos ou lemos algo sobre a alegria que Deus nos dá, a fonte da verdadeira alegria que está em Cristo, a alegria de viver a fé católica, a felicidade de ser de Deus… Mas que tipo de felicidade é essa? Falamos tanto de felicidade na Igreja Católica, mas poucas vezes explicamos que tipo de felicidade se trata.

Essa felicidade não é simplesmente uma ausência de problemas. Temos uma enorme capacidade para termos problemas e se não temos inventamos, os problemas sempre vão nos acompanhar. A felicidade que a Igreja nos propõe não é uma ausência de sofrimentos, os sofrimentos fazem parte da nossa vida, se esperamos o dia de não termos sofrimentos para sermos felizes, raras vezes seremos felizes. A felicidade proposta não é uma consequência de uma piada, cheia de gargalhadas que rapidamente são abafadas. Tão pouco a felicidade que se fala na Igreja é resultado de uma festa ou da embriaguez, fútil e superficial, que se esvanece e desaparece com o volume da música. Que felicidade é essa então de que tanto se fala, mas poucas vezes se explica?

A felicidade proposta pela Igreja vai além de um sentimentalismo barato ou um sorriso passageiro e efêmero, provém da paz de consciência diante de Deus e diante dos homens, é a serenidade que brota de uma consciência limpa, a tranquilidade de estar bem com Deus e com os homens, uma consequência da prática do amor a Deus e ao próximo. A felicidade apresentada na Igreja é fruto da presença divina que mesmo diante dos problemas e sofrimentos nos dá a certeza de sua proteção e providência, mesmo em meio a lágrimas nos faz sorrir porque nos faz capaz de enxergar mais além, e mesmo nas depressões, desilusões e frustrações nos consola, anima e fortalece. Uma felicidade que se solidifica na consciência justificada e se perpetua na presença divina.   Essa é a felicidade proposta pela Igreja.

A pergunta é pertinente e atual: “que temos que fazer?” (Evangelho, Lc 3). A resposta tão clara como a luz: buscar o Senhor, estar perto do Senhor (cf. 2ª leitura), limpar nossa consciência diante de Deus por meio de uma boa confissão, pedir perdão aos nossos irmãos, compartilhar do pouco que temos com o próximo. Assim viveremos esse Advento segundo o que queremos celebrar no Natal. Assim poderemos encontrar a felicidade que tanto buscamos e dizer como São Paulo: “alegrai-vos no Senhor, repito, alegrai-vos” (cf. Flp 4).

Pe. Carlito Bernardes
Navarra – Espanha