Nova Equipe de formação do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria

O Bispo diocesano, Dom João Wilk, celebrou na noite de quinta-feira, 15, a posse do Padre Anevair José da Silva, como novo Reitor do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria, em Anápolis. A celebração contou com a presença da equipe de Formação, do Padre Edmilson Luiz de Almeida, antigo Reitor do Seminário, agora Pároco em Jaraguá – GO, de outros Padres da Diocese, Seminaristas, Religiosos, e de alguns familiares do novo Reitor e colaboradores do Seminário.

Em entrevista Padre Anevair disse que assume “esta missão com ‘temor e tremor’. Temor, no sentido do Temor a Deus buscando primar pelo zelo na formação. Mas, ao mesmo tempo com tremor, porque é uma responsabilidade muito grande. Por isso, não estou sozinho, e conto com o auxílio do Espírito Santo, pois é um envio da Igreja, dado pelo próprio Bispo. Conto com a ajuda da Igreja, na pessoa do Bispo, e ainda com a equipe de formadores que compõem esse quadro formativo do Seminário”.

Durante a celebração, Dom João ressaltou o importante papel da Formação no Seminário e das grandes contribuições feitas ao longo dos sete anos que o Padre Edmilson esteve à frente da reitoria. Dentre outras coisas, o Bispo diocesano discorreu sobre o processo formativo, em vista do sacerdócio, e salientou que a base da linha de formação diocesana é a “linha da Igreja, que se apoia na Sagrada Escritura, no Concílio Vaticano II, nos diretórios da Santa Sé para a formação, bem como nos diretórios propostos pela a Igreja do Brasil (CNBB)”.

Voltado para os Seminaristas, Dom João disse que “em primeiro lugar o Reitor, que está no seminário por mandato da Igreja, [assim como a equipe de formação], não está no Seminário pra fazer a própria vontade, por isso suas palavras são ungidas e inspiradas pelo Espírito Santo”, disse. Depois deu boas vindas à nova equipe dos formadores: ao Reitor Padre Anevair, ao Vice-Reitor, Padre João Paulo Cardozo de Morais, ao Ecônomo, Padre Cleyton Bérgamo e ao Reitor do Seminário Menor, Padre Diego Neves Spagnolo Sousa. Então seguiu a leitura dos Decretos de Posses e Profissão de Fé, conforme pede a Igreja.