A Pastoral Vocacional da Diocese de Anápolis promoveu nos dias 23 a 25 de junho, a terceira edição do Encontro de Discernimento Vocacional Feminino denominado "Fiat". Realizado no Patronato Madre Mazzarello, em Anápolis, esta edição teve a participação de 53 jovens, de diversas paróquias. A idade estabelecida para vivenciar o encontro foi de 16 anos.

A palavra "Fiat" significa “Faça-se” e representa a resposta da Virgem Maria à sua vocação, ou seja, ao plano de amor de Deus Pai para com ela. “Faça-se em mim segundo a vossa palavra” (Lc 1,49) é o tema do encontro. No decorrer do "Fiat", o itinerário vocacional é apresentado às jovens participantes. O primeiro tema é o amor de Deus, fonte de todas as vocações. Posteriormente, são desenvolvidas outras temáticas: “O chamado de Deus”, “Vocação, projeto de vida”, “Vida consagrada: identidade e missão”, “O encontro entre duas liberdades: a de Deus e a minha”, “Amor esponsal” e “Processos e etapas de formação”. A última conferência aborda a temática principal do encontro, ou seja, a resposta generosa de Maria ao projeto de Deus. Para todas as palestras, há uma passagem bíblica para iluminar a exposição; e em seguida, o testemunho de uma consagrada, concretizando a mensagem.

Como nas edições passadas, o encontro privilegiou a parte espiritual. As jovens participaram diariamente da Santa Missa, da adoração ao Santíssimo Sacramento, da oração da Liturgia das Horas, do Santo Terço e da Lectio Divina, tendo ainda oportunidade para confissão e direção espiritual. Não faltaram períodos de animação e de louvor, além de dinâmicas e teatros. Outro elemento muito importante foram as partilhas em grupos, que envolviam as consagradas e as jovens que vivenciavam o encontro. Os diversos carismas na vida e no apostolado da Igreja foram explicitados nos estandes preparados por cada congregação, instituto e comunidade.

Além do trabalho vocacional em prol das vocações sacerdotais, a Diocese de Anápolis também se empenha pela animação vocacional em prol de congregações religiosas e de institutos de vida consagrada femininas. O Bispo diocesano de Anápolis, D. João Wilk, acompanhou todas as edições do "Fiat", presidindo a Eucaristia e direcionando os trabalhos. Motivados pelo Bispo, a Pastoral Vocacional da Diocese planeja ainda para este ano, outros encontros de animação vocacional para moças, além de colaborar nos encontros vocacionais já organizados pelas próprias comunidades religiosas.

Congregações, Institutos e Comunidades

Nesta edição do Fiat, 44 religiosas e consagradas de 15 congregações, institutos e comunidades que atuam na Diocese de Anápolis acompanharam o encontro. São elas: Apresentação de Maria, Arca de Maria, Instituto Hesed, Franciscanas de Allegany, Franciscanas da Divina Misericórdia, Franciscanas do Coração de Maria, Congregação de Nossa Senhora de Belém, Missionárias dos Pobres (Aldeia da Paz), Oblatas do Menino Jesus, Passionistas, Salesianas, Salesianas dos Sagrados Corações e Toca de Assis, Irmãs da Santa Cruz e Comunidade Católica Nova Aliança.

Por Pastoral Vocacional Diocesana