Os Frades Franciscanos Menores, da Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil, estão comemorando os 75 anos da presença Franciscana em terras goianas. Na próxima quinta-feira, dia 22 de junho, às 19h, na paróquia São Francisco de Assis, em Anápolis, acontecerá a abertura do Ano Jubilar, que tem como tema: “Frades Franciscanos, 75 anos presente no coração do Brasil”.

A celebração contará com a presença da Fraternidade Franciscana, do Ministro Provincial, Frei Marco Aurélio da Cruz (OFM), do bispo diocesano, Dom João Wilk, autoridades locais e toda a comunidade. Este é um momento marcante para os franciscanos, que durante estes 75 anos vêm contribuindo com a sociedade, seja por meio da educação, comunicação, das ações sociais, como através da evangelização.

Os Frades Franciscanos Menores atualmente possui três escolas, (em Anápolis - GO, Pires do Rio – GO e Brasília – DF), que visam à integração do ensino educacional à vida de valores. A Coordenadora Pedagógica da Rede Franciscana de Ensino (REF), Amanda Lemes, afirma que nas escolas “priorizam a formação integral do aluno”. Para ela, não adianta apresentar o currículo escolar, sem levar em conta a formação da cidadania. “Nos preocupamos com a formação da pessoa. Que adianta formar um profissional, se não formarmos ‘o’ profissional?”, ressalta.

Na área da comunicação os frades possuem três emissoras de rádio, (duas em Anápolis e uma em Catalão – GO), que buscam através do bem e da verdade, transmitir uma comunicação eficiente e clara, tendo com base os valores do Evangelho. Há ainda diversas iniciativas sociais que atuam junto às crianças, jovens, famílias, em situação de vulnerabilidade social.

Certos de que a abertura do Ano Jubilar renova a motivação ao serviço, a comunidade franciscana convida a todos para prestigiar e participar da celebração no dia 22 de junho da paróquia São Francisco de Anápolis.