A Campanha da Fraternidade deste ano de 2017 tem como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15). Segundo o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, a depredação dos biomas é a manifestação da crise ecológica que pede uma profunda conversão interior. “Ao meditarmos e rezarmos os biomas e as pessoas que neles vivem sejamos conduzidos à vida nova”, afirma.

Não podemos viver nossa fé e compromisso cristão apenas dentro das paredes das igrejas, é necessário colocar a Eucaristia que celebramos nas nossas comunidades em prática e a forma concreta é sendo agentes transformadores: em nossa casa, trabalho, ambientes e no mundo em que vivemos.

O mundo é a casa comum que Deus criou para que pudéssemos cuidar e habitar, entretanto, por conta da ganância e egoísmo, provindos do pecado, não cuidamos desta casa comum de forma correta. Ao refletirmos sobre os diversos biomas brasileiros e a defesa da vida, a Igreja no Brasil deseja que pratiquemos uma conversão interior que possua sua raiz na presença de Deus, para assim, podermos externar de forma concreta no cuidado do meio ambiente.

Não é apenas um apelo social, mas um apelo aos cristãos que são convidados a viver a fé através de atitudes concretas no seu dia a dia. Cristo morreu por nós na Cruz, deu-nos sua vida, resgatou-nos do grande mal que é o pecado, concedeu-nos uma nova vida, pensando em todos aqueles que virão depois de nós, precisamos cuidar bem desta casa que Deus criou para nossa habitação provisória, com olhos para o Reino definitivo, o Reino dos Céus.

Pe. Fábio Carlos de Araújo

Seminário Menor Cristo Redentor