Os bispos do Regional Centro-Oeste, reunidos em Conselho nos dias 27 à 30 de março, em Goiânia-GO, convidam todos os fiéis a se irmanarem a eles, em oração diante do Senhor, para suplicar em favor do nosso país.

Senhor, confiaste-nos o pastoreio nas Dioceses do Regional Centro-Oeste.  Unidos a Ti, supremo e misericordioso Pastor, e movidos pelo Teu desejo de unidade e de colegialidade, nos encontramos para rezar juntos e para refletir sobre a caminhada de nossas Igrejas diocesanas e sobre o atual momento brasileiro. Com os nossos corações unidos pela oração, Te pedimos que as nossas palavras venham primeiro de Ti e que ajudem a lançar luzes de discernimento e coragem para construir um novo mundo possível ao nosso Brasil.

Pai Eterno, de Tuas mãos todas as coisas foram criadas. Como o oleiro com a obra de sua arte, nos deste a figura de Tua imagem e semelhança. Movidos pela cobiça e pela ganância, avançam sem limites as fronteiras da monocultura e a idolatria do mercado, destruindo os biomas brasileiros, privatizando o controle das sementes, secando rios e nascentes, devastando o jardim da criação divina e desfigurando a vida humana. Por isso, com a Campanha da Fraternidade, que estamos promovendo e incentivando, renovamos nosso compromisso em defesa da vida no cerrado brasileiro, com suas águas, sua biodiversidade e com o povo que aqui habita, em sua dignidade, cultura e fé.

Senhor Jesus, Verbo eterno feito carne, amor de todos os amores, nosso redentor e salvador, que um dia nos chamaste a Ti seguir e nos enviaste em missão! Hoje, compartilhando com os sofrimentos e encruzilhadas de nosso país, meditamos sobre a Tua cruz: a falta de uma casa onde pudesses nascer; a fuga apressada de Teus pais, contigo ao colo, para protegê-lo da fúria de Herodes ameaçado em seu poder; as investidas que enfrentaste dos fanatismos farisaicos e daqueles que manipulavam o povo para Te crucificar; o julgamento tendencioso que Te condenou à pena de morte no meio de dois ladrões, também julgados pelas autoridades que oprimiam e expropriavam o povo.  Senhor Jesus, como ao cego Bartimeu, ajuda-nos a enxergar e a contribuir para compreender melhor a realidade de nosso querido Brasil. Faze com que a nossa política brasileira seja o lugar de autêntico empenho pelo bem comum, com a construção de consensos coletivos e de atenção preferencial aos mais vulneráveis, superando as lutas fratricidas pelas derrubadas e conquistas do poder. Ajuda-nos na reconstrução da ética e da democracia, vencendo a corrupção que dilacera o Estado, a sociedade e cada pessoa. Orienta os brasileiros para edificarmos um judiciário imparcial e sem corporativismo, para elaborarmos uma reforma política capaz de conduzir às escolhas honestas e limpas, para formularmos uma previdência e uma legislação trabalhista que protejam os idosos, os mais pobres, e os trabalhadores do campo e da cidade.

Divino Espírito Santo, que és a força de vida na criação do mundo, a fecundidade no ventre de Maria, a coragem da Igreja pascal impulsionada em pentecostes! Envia-nos a Tua luz para iluminar os caminhos da nossa fé, os rumos de nossa pastoral, as saídas para a recuperação sustentável de nossa economia, as possibilidades éticas para a reconstrução política de nossa pátria, a defesa da vida humana desde a sua concepção no ventre materno até o seu declínio natural, a proteção da família como fundamento para a existência da sociedade e da civilização. Liberta-nos das trevas do medo, da desesperança, da violência, do descrédito, da corrupção, da desconfiança, da falta de horizontes de futuro e dos atentados ideológicos contra a natureza e a identidade do homem e da mulher. Ajuda-nos a ver e a fazer ver um novo Brasil, justo, fraterno e solidário.

Óh Maria, que no coração da Trindade Santa és coroada como a Rainha do céu e da terra! Óh advogada nossa, que nesse ano lembramos o centenário de tua aparição em Fátima e os 300 anos do achado de tua imagem em Aparecida. Roga ao teu Filho pelo nosso Brasil. Roga pelas nossas dioceses. Roga por nós, agora e na hora de nossa morte!

Amém.