O Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) da Diocese de Anápolis esteve reunido na manhã desde sábado, 11, no auditório São João Paulo II, na Cúria Diocesana. A reunião teve como objetivo traçar diretrizes para a dimensão Pastoral de toda a Diocese, para o ano de 2017.

O encontro teve início, às 08h, com um momento de espiritualidade. Logo após, o Padre Wôlnei Ferreira de Aquino, Diretor Espiritual do Seminário Maior Diocesano e Coordenador de Pastoral da região 2, fez a apresentação do Ano Mariano, instituído pela CNBB. Citando o Papa, padre Wôlnei afirmou que “a verdadeira devoção a Virgem Maria é deixar-se moldar ao seu exemplo". Segundo o padre, é preciso alguns passos pra viver bem o Ano Mariano: “Estudar sobre a pessoa de Maria, cultivar uma devoção sincera e verdadeira, fazer a consagração diariamente à Nossa Senhora, como filhos amados, e por fim, praticar atos de reparação”.

Em um segundo momento do encontro, Dom João Wilk, bispo diocesano, fez uma breve apresentação da carta pastoral Diocesana. Depois, foi a vez dos representantes das cinco dimensões pastorais diocesanas apresentarem os projetos para melhor celebrar este ano jubilar.

Jubileu das Famílias

Para o Jubileu das Famílias, o padre Thiago Henrique de Jesus Monteiro, pároco da paróquia São Judas Tadeu, e o padre Minta José Vellamattathil, pároco da paróquia São José Operário, montaram uma equipe que vai preparar um encontro para as famílias, provavelmente para o dia 20 de agosto, na Semana Nacional da Família.

Jubileu da Catequese

A Irmã Anna Maria do Espírito Santo, superiora local da Congregação de Nossa Senhora de Belém e responsável pela pastoral catequética diocesana, apresentou o evento “Expocatequese”, a se realizar no dia 27 de agosto, no Colégio São Francisco, em Anápolis.

Jubileu da Juventude

O coordenador do Setor Juventude da Diocese, Renato Souza, apresentou algumas atividades que celebrarão o Jubileu dos Jovens. A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), em agosto de 2017, terá o tema: “O Todo Poderoso realizou grandes coisas em meu favor”. Nesta jornada haverá o “Nigthferver”, no Parque Ipiranga, com os momentos de oração, formação, adoração, entre outros, para levar a presença de Cristo até os jovens. Ainda em comemoração ao Jubileu dos Jovens, será realizado a 2ª Edição do God Vibes, no Dia Nacional da Juventude (DNJ), em outubro.

Para a dimensão missionária dos jovens acontecerá a Semana Missionária, no Santuário Nacional de Aparecida, em julho, na qual 12 jovens da nossa Diocese farão missão em Petrópolis – RJ. E a Missão Nacional da Juventude na Diocese Caxias do Maranhão, em dezembro, onde 4 jovens representarão a Diocese de Anápolis.

Jubileu da Caridade

A Pastoral da Caridade, representada pelo Diácono Nário Mota de Almeida, irá formar o organismo da Caritas Diocesana. Para isso foi montada uma equipe que já está dando andamento para a sua criação.

Jubileu dos Leigos

A celebração do Jubileu dos Leigos será comemorada na celebração de Corpus Christi, em junho deste ano. Ainda em comemoração a este Jubileu será lançado um aplicativo da Diocese de Anápolis, em agosto. O coordenador da Pastoral de Comunicação Diocesana, Onésimo Neto, apresentou o projeto do App, que visa dar maior interação com os fiéis, paróquias e organismos católicos, com o intuito de transmitir a fé através dessa plataforma. O App estará disponível para os sistemas Android e IOS

A próxima reunião do CDP está prevista para o mês de agosto.

Formacao liturgica2    Canto liturgico    Folheto dominical