Entrevista – Centro de Anápolis

Entrevista com Dom João Wilk – na série de entrevistas sobre o Centro da cidade de Anápolis.

1. Que papel a Igreja Católica desempenha no Centro da Cidade, tendo como celeiros da fé as Igrejas Sant’Ana e Bom Jesus?

A cidade de Anápolis nasceu e cresceu sob os signos de Sant’Ana e Bom Jesus. A primeira capela construída em honra à Sant’Ana – mãe da Mãe de Jesus – sempre foi o ponto de referência para o aspecto religioso e social da Cidade. Hoje, Anápolis é uma cidade grande e em constante crescimento econômico e populacional, uma cidade que vive em ritmo dos tempos pós-modernos. No entanto, esta forte raiz religiosa continua a alimentar a alma do povo anapolino. Mostra que não há contradição entre a fé e o progresso. Já a Igreja Bom Jesus – hoje catedral diocesana – é marco referencial do Centro da cidade sob todos os aspectos. Assim como o Setor Central é o coração da vida comercial e social, a Praça e a Catedral Bom Jesus são o coração e referência para a fé da cidade e de toda a Diocese de Anápolis.

1. Como o Sr. vê o Centro da Cidade sob a ótica da fé?

A Catedral Bom Jesus é marco consagrado, peça integrante de toda a vida do Centro da cidade, onde o trabalho, o comércio e a religião se fundem numa só realidade. Todos os dias, de manhã, é celebrada a Santa Missa e a igreja está praticamente cheia de fiéis, como se fosse domingo. Depois, as pessoas vão para o seu trabalho. O mesmo acontece com a Missa do meio-dia – as pessoas aproveitam o intervalo do almoço para viver a paz, a comunhão com Deus. Também há possibilidade de confessar-se. Já se tornou tradição que na Catedral Bom Jesus os padres atendem todos os dias. As pessoas de todas as partes da cidade aproveitam esta possibilidade. Do mesmo modo, é a adoração eucarística. Quem vem para as compras, negócios, hospital pode entrar e adorar Jesus presente no Santíssimo Sacramento. A Catedral, com a sua locação privilegiada é o lugar de irradiação da fé e da paz.

1. Como o Sr. enxerga o Centro no futuro, segundo aspectos arquitetônicos, sociais e infraestruturais?

É um tema bastante vasto a ser considerado. Toda cidade, quando cresce, considera o Centro com muito carinho. A reforma da Praça Bom Jesus traz uma contribuição para o aspecto estético e urbanístico. O setor a ser considerado são os estabelecimentos comerciais, que fazem parte integrante do Centro. No entanto, a engenharia do trânsito deve ser aprimorada, diante do aumento de veículos que transitam por aí. Durante a discussão sobre a reforma da praça, foi sugerida a construção de um viaduto para a Avenida Goiás passando por baixo da Praça Bom Jesus. Agilizaria o trânsito e daria um novo caráter à Praça. Há também o problema de estacionamento. Sem isso, o comércio não respira. Uma visão renovadora seria a construção de prédios estacionamentos. Tarefa para quem tem condições e pensa futuristicamente.