Em Romaria a Trindade, catequistas são exortados a imitar a fé, serviço e fidelidade de Maria

Catequistas de várias dioceses do Regional Centro-Oeste da CNBB caminharam à Casa do Divino Pai Eterno, na manhã do domingo, 19 de agosto, na 9ª Romaria dos Catequistas a Trindade. O evento trouxe como tema de reflexão “Família, sujeito da Igreja em saída a serviço do Reino”, e o lema “Sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13-14), em sintonia com o Ano Nacional do Laicato e com o Ano Regional da Família.

A romaria começou às 6h saindo do Portal da Fé, em Trindade, e terminou no Santuário Basílica. Durante o percurso houve reflexões, orações e momentos de fraternidade entre os presentes. O bispo de Goiás e referencial para a catequese no regional, Dom Eugênio Rixen, disse em entrevista que o objetivo da peregrinação é fortalecer a missão do catequista. A respeito do tema, ele comentou que a dimensão familiar tem uma relação muito próxima com a catequese. “A maioria dos nossos catequistas são pais e mães de família, por isso é preciso valorizar isso, sobretudo quando estamos vivendo o Ano do Laicato e da Família”, enfatizou.

A celebração eucarística contou com a participação dos catequistas e dos romeiros do Divino Pai Eterno vindo de diversas regiões do Brasil. Juntos, os fiéis lotaram o Santuário Basílica. A celebração, que foi presidida por Dom Eugênio, foi transmitida ao vivo pela PUC TV, da Arquidiocese de Goiânia. “Estou junto com vocês nesta IX Romaria dos Catequistas. Vocês são muito importantes para a Igreja porque semana após semana, evangelizam crianças, adolescentes, jovens e adultos, iniciando essas pessoas no caminho de Jesus, formando discípulos e discípulas do Senhor”, destacou em sua homilia o bispo.

Assunção de Maria

Ele também explicou o sentido da liturgia daquele domingo, Assunção de Nossa Senhora, a partir da imagem do Divino Pai Eterno. “Na imagem que vocês vêm aqui venerar está a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo acolhendo Maria no Céu. Coroando Nossa Senhora após sua peregrinação aqui na terra. É fato e nós acreditamos que ela foi elevada de corpo e alma para a pátria eterna. E nós estamos a caminho. Nós queremos também participar da felicidade eterna junto com Deus”. Ele realçou que “Maria é modelo para nós de fé, serviço e de fidelidade” e que por isso precisamos imitá-la. Dom Eugênio também explicou que Nossa Senhora concebeu o rosto materno de Deus e que, “contemplando Maria, a gente contempla o rosto feminino do Pai. Deus é Pai, mas como o coração de Mãe”, disse. E ressaltou que a Assunção de Maria é motivo de esperança para os cristãos, pois por meio dela o Pai nos garante também a salvação.

Após a missa, os catequistas se dirigiram ao Ginásio de Esportes do Colégio Aphonsiano, onde houve apresentação de teatro, cantos, palestras, e animação conduzida pelo padre Wállison Rodrigues da Silva e seminaristas da Diocese de São Luís de Montes Belos (GO).

Lucinéia Mendes Campos Oliveira, catequista há quatro anos na Diocese de Anápolis, participou pela primeira vez da Romaria. “Gostei bastante porque pudemos estar juntos e rezar com os catequistas de outras dioceses”, afirmou. Ela veio com um grupo de 26 pessoas. Josimar Evangelista dos Santos, da Arquidiocese de Brasília, também participou do evento pela primeira vez. “Viemos para rezar, agradecer a Deus pela nossa caminhada pastoral na catequese. Estar em unidade com toda a Igreja no Regional com certeza é motivo para agradecer ao Divino Pai Eterno”, afirmou.

Fonte / foto: Regional Centro-Oeste, CNBB