Diocese celebra a 200ª Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis

As comemorações iniciaram em 01 de abril, Domingo de Páscoa, com a tocata com a Banda de Música Phoenix no adro da Matriz do Rosário, saída da Coroa e Bandeira do Divino pelas ruas da cidade, às 12h. Aconteceu ainda a Missa da Chegada da Coroa e Bandeira do Divino, às 20h. Após a celebração, cortejo conduzindo a coroa até a casa do Imperador do Divino. De 27 de Abril a 06 de maio, aconteceu a Folia do Divino, com a Renovação Cristã. Entre os dias 04 a 13 de maio, Folia do Divino e Folia da Cidade. De 05 a 13 de maio, Folia do Divino, tradicional.

Programação especial

No dia 11 de maio, teve uma programação especial: às 04h, realizou-se a Alvorada com a Banda de Couro, antiga Banda dos escravos; às 05h, Alvorada com a Banda de Música Phoenix; às 12h, repique de sinos, tocata com a Banda de Música no adro da Matriz e descarga de roqueira; às 19h, Solene Novena do Divino Espírito Santo, com os cânticos tradicionais da Orquestra Nossa Senhora do Rosário em latim, exposição e bênção do Santíssimo Sacramento, em seguida, foi celebrada a Santa Missa festiva, tocata com a Banda de Couro no Adro da Matriz e quermesse.

Para o dia 12 de maio, o dia começou com a Alvorada com a Banda de Couro, às 04h. Ao meio-dia teve o Repique de sinos e descarga de roqueira. Às 19h, Solene Novena do Divino Espírito Santo, seguida de Santa Missa festiva e quermesse no largo da Matriz.

No domingo, 13 de maio, realizou-se a Alvorada com a Banda de Couro, às 04h. Às 12h, o repique de sinos e descarga de roqueira; às 15h, chegada da Folia da Cidade, na Igreja Matriz; às 17h, chegada da tradicional Folia do Divino Espírito Santo, na Casa do Imperador; às 19h, Solene Novena do Divino Espírito Santo, seguida de Santa Missa festiva, benção das bandeiras de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, cortejo conduzindo as bandeiras, levantamento de mastro e queima de fogos e fogueiras na Igreja do Bonfim. Quermesse no largo da Matriz.

De 14 a 18 de maio, seguiu a programação com a Alvorada com a Banda de Couro, às 04h, ao meio-dia o repique de sinos e descarga de roqueira e, às 19h, Solene Novena do Divino Espírito Santo, seguida de Santa Missa festiva e quermesse no largo da Matriz. E na sexta-feira, 18, aconteceu também a apresentação das Pastorinhas, no Cine Pireneus.

No sábado do Divino, 19 de maio, a programação foi: Alvorada com a Banda de Couro, às 04h; Alvorada com a Banda de Música Phoenix, às 05h; repique de sinos, tocata com a Banda de Música, descarga de roqueira, e apresentação de grupos folclóricos no adro da Matriz, às 12h; Procissão da bandeira, às 18h; às 19h, último dia da Solene Novena do Divino Espírito Santo, com os cânticos tradicionais da Orquestra Nossa Senhora do Rosário em latim, exposição e bênção do Santíssimo Sacramento. Em seguida, Santa Missa festiva. Após, rasoura acompanhada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento, mordomos e Imperador para o adro da Matriz, onde foi levantado o mastro e a queima da fogueira, ao som dos repique dos sinos e da Banda de Música Phoenix que executa o dobrado Espírito Santo. Na sequência, show pirotécnico, o Grande Queima na Beira Rio; às 22h, apresentação das Pastorinhas, no Cine Pireneus.

No domingo, 20 de maio, dia de Pentecostes, aconteceram a Alvorada com a Banda de Couro, às 04h; Alvorada com a Banda de Música Phoenix, às 04h30; às 08h, Cortejo Imperial: procissão conduzindo o Imperador de sua residência a Igreja Matriz, acompanhado de virgens e demais grupos folclóricos, ao som da Banda Phoenix e da Banda de Couro. Às 09h, Missa Solene presidida pelo bispo diocesano, Dom João Wilk, e cantada em latim pela Orquestra Nossa Senhora do Rosário, que executou a tradicional Missa Calahorra de Remigio Ozcoz y Calahorra.

Após a oração pós-comunhão, por tradição, pela 201ª vez, a Irmandade do Santíssimo promoveu junto ao Bispo o sorteio das funções da próxima Festa do Divino, para o ano de 2019, sorteando o novo Imperador e mordomos. Após o encerramento da celebração, teve o cortejo conduzindo o Imperador de volta à sua residência, para distribuição de verônicas de alfenim e pãezinhos do Divino. Às 13h30, do domingo, 20, aconteceu o primeiro dia das Cavalhadas de Pirenópolis (Confronto), no Campo das Cavalhadas.

A programação segue até o mês de junho

21 maio – Segunda-Feira

07h – Reinado da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário. Cortejo conduzindo os Reis de Nossa Senhora do Rosário de suas residências até a Igreja Matriz.

08h – Missa festiva. Em seguida o cortejo conduz os reis as suas residências;

13h30 – 2º dia das Cavalhadas – Batismo dos Mouros.

22 de Maio – Terça-Feira

07h – Juizado da Irmandade de São Benedito. Cortejo conduzindo os Juízes de São Benedito de sua residência até a Igreja Matriz;

08h – Missa festiva. Em seguida o cortejo conduz os juízes as suas residências;

13h30 – 3º dia das Cavalhadas – Confraternização entre Mouros e Cristãos.

18h – Salva de tiros. Cavaleiros e mascarados seguem até a porta da Igreja Nosso Senhor do Bonfim para a oração final de agradecimentos e a última salva de tiros.

31 de Maio – Quinta-Feira

19h30 – Missa da entrega da Coroa e posse do Novo Imperador na Igreja Matriz.

De 01 a 03 de Junho

13h30 – Cavalhada Mirim, na Vila Matutina.

07 e 08 de Junho – Sábado e Domingo

13h30 – Cavalhada Mirim, no Centro.

Da Redação, com informações Paróquia Nossa Senhora do Rosário