Caminhada pastoral do Regional Centro-Oeste é avaliada

Os bispos e os coordenadores de pastorais, movimentos e organismos, realizam no dia 24 de novembro, a Reunião Anual de Avaliação e Planejamento do Regional Centro-Oeste da CNBB. O encontro, que é conduzido pela Comissão Permanente de Avaliação e Planejamento (CPA), apresentou a análise das respostas enviadas pelas pastorais das dioceses, sobre o Ano Vocacional Mariano, compromisso vivido pelo regional neste ano de 2017. A base das respostas são as cinco urgências presentes nas atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).

Após a partilha dos grupos, representantes de cada um apresentou pontos de destaque da caminhada pastoral da Igreja no Regional Centro-Oeste, avaliados em conjunto. O primeiro grupo sugeriu que haja uma ligação mais estreita entre as propostas de anos temáticos, para que as prioridades sejam contempladas pelas Igrejas particulares. “Existe articulação para a promoção vocacional nas famílias e na catequese? Como envolver estas dimensões em nossos planejamentos e na realidade das dioceses, pastorais, movimentos e organismos?”, questionou o coordenador da Comissão Regional dos Diáconos (CRD), diácono Manoel José Damasceno. Um dos grupos também avaliou que é preciso crescer em adesão à cultura vocacional. Diante dos anos temáticos propostos pela Igreja no Brasil e no mundo, o bispo diocesano de Luziânia, Dom Waldemar Passini Dalbello, enfatizou que é fundamental acolher as diversas propostas da Igreja, e trabalhar para atuar com eficácia na ação pastoral.

Ano do Laicato e Ano da Família 2018

Com relação ao planejamento para a vivência do Ano Nacional do Laicato e do Ano Regional da Família, o bispo diocesano de Goiás, Dom Eugênio Rixen, sugeriu que as dioceses invistam em formações que contemplem essas duas temáticas. “Um bom encaixe seria ligar a família com o problema da violência em nossas cidades, já que a Campanha da Fraternidade, “Fraternidade e superação da violência”, trata disso. O presidente do regional, Dom Messias dos Reis Silveira, sugeriu adaptar as urgências das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) aos anos temáticos. O coordenadora da Pastoral da Comunicação (Pascom), irmão Diego Joaquim, por sua vez, destacou que um desafio a ser superado é fazer-se presente no ano temático com a pastoral, na qual se atua. Já a coordenadora da Pastoral Familiar, Maria Dóris, lembrou que cada pastoral precisa trazer para sua realidade as propostas do regional. “Precisamos aderir às propostas do regional, com amor e ação, para que possamos caminhar e atuar com eficácia”, disse.

Ano Vocacional Mariano

Ao fim do encontro, Dom Messias avaliou positivamente o desenvolvimento das atividades relacionadas ao Ano Vocacional Mariano em 2017. “Este ano temático despertou um desejo de celebrar as vocações, provocar o crescimento, e o surgimento de vocações. Claro que este ano não vai resolver todos os nossos problemas de uma vez, porque é um trabalho contínuo. A partir de agora nós vamos nos articular para viver bem o novo Ano da Família e do Laicato, mas o tema vocacional vai continuar acompanhando a reflexão sobre a família, que deve ser alcançada pela vida cristã e animada pela palavra de Deus”, afirmou.

O coordenador da Pastoral Vocacional, padre Elias Silva, resumiu suas palavras agradecendo a Deus pela conclusão da proposta do regional para o ano de 2017. “Precisamos agradecer a Deus pela oportunidade de colocar o tema da vocação em destaque no ano que está terminando. Principalmente porque neste ano celebramos os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida pelos pescadores, e, poder realçar Maria pela dimensão vocacional foi muito importante e proveitoso. Claro, muito mais poderíamos ter feito, mas concluímos um bom trabalho que deverá frutificar”.

Fonte / Foto: Regional Centro-Oeste – CNBB