Bispo da Diocese de Ipameri é empossado

A Catedral Divino Espírito Santo, em Ipameri, lotou de familiares, amigos, bispos e padres, religiosos(as), seminaristas e os diocesanos, sobretudo das Igrejas de Ipameri e de Uruaçu, que vieram render graças a Deus pelo novo pastor enviado para esta Igreja particular, que estava vacante há um ano e cinco meses, desde que Dom Guilherme Antônio Werlang foi transferido para a Diocese de Lages (SC). O metropolita da Província Eclesiástica de Goiânia, Dom Washington Cruz foi quem empossou o quinto bispo diocesano de Ipameri, Dom José Francisco Rodrigues do Rêgo, na manhã do dia 24 de agosto.

Diversos bispos participaram: o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Dom Joel Portella; o bispo emérito de Uruaçu (GO) Dom José Silva Chaves; o bispo de Lages (SC) que foi bispo de Ipameri por 18 anos, Dom Guilherme Antônio Werlang; o bispo de Formosa (GO) Dom Adair José Guimarães; o bispo de Itumbiara (GO) Dom Fernando Brochini; e o bispo de Uberlândia (MG) Dom Paulo Francisco Machado. A cerimônia contou ainda com a presença de dezenas de padres da Diocese de Ipameri e dioceses vizinhas, além de religiosos, seminaristas e o povo de Deus vindos de diversas paróquias das dioceses de Ipameri e Uruaçu. Também estavam presentes o administrador diocesano de Ipameri, Pe. Orcalino Lopes da Silva; e o administrador diocesano de Uruaçu, Pe. Francisco Agamenilton Damascena.

Ao dirigir palavras ao novo bispo e a todo o povo presente, Dom Washington afirmou que Dom José Francisco, começava naquela manhã o seu ministério episcopal na Diocese de Ipameri, por encargo do Santo Padre. “Bendito seja o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que nos abençoou com toda sorte de bênçãos nos céus em Cristo. Sim meus irmãos e irmãs, não tenham dúvidas, hoje é um dia de bênçãos”.

Dom Washington também disse a Dom José Francisco que sua nova missão é para com sua esposa, a Igreja de Cristo. “Os fiéis esperam do novo bispo, homem de fé, que ele seja um apaixonado por Jesus Cristo e por sua Igreja”. O arcebispo lembrou que os dias atuais não são tempos fáceis, mas que Dom José Francisco contará com a ajuda do Divino Espírito Santo, que é Padroeiro da Diocese, que o iluminará em seu múnus episcopal de ensinar, governar e santificar na comunhão com Cristo o Bom Pastor, com o Santo Padre Francisco e com o Colégio dos Bispos.

A celebração continuou logo após a leitura da bula papal com a entrega do báculo, símbolo do Bom Pastor que guarda e acompanha com solicitude o rebanho que lhe foi confiado pelo Espírito Santo. Neste momento Dom Washington o abraçou, o acolheu em nome de toda a Igreja e cedeu a Cátedra (cadeira episcopal) a Dom José Francisco que foi definitivamente empossado. Bastante aplaudido, o novo bispo de Ipameri sentou na Cátedra e a Santa Missa passou a ser presidida por ele.

Em sua homilia, o novo pastor da Diocese de Ipameri disse que quer ser bispo de todos: do Clero Diocesano, dos Religiosos, e de todos os conselhos constituídos. Dos movimentos e pastorais e dos organismos. “Confesso que nunca gostei de receber rótulos em meu tempo de presbítero, nem mesmo em meu tempo de formação. Assim já disse aos meus colegas padres da nossa Diocese de Ipameri quando estive aqui a primeira vez: ‘estarei aberto ao diálogo respeitoso e maduro’, vigiarei para que eu não seja manipulado por pessoas ou grupos, lado A ou B, nem por questões religiosas, muito menos política. Quero respeitar e honrar a memória belíssima da história da Diocese de Ipameri presente neste chão e na vida do povo desde que foi criada em 1956. Nestes 63 anos de criada Deus tem feito maravilhas na vida do seu povo amado que está aqui nesta diocese através dos seus pastores sabendo que Jesus, O Bom Pastor, é quem nos conduz de maneira segura sem medo de nele termos vida em abundância para dar continuidade à sua missão”.

Fonte/foto: Regional Centro-Oeste, CNBB