Bispo auxiliar é acolhido em celebração na Catedral de Anápolis

 

Na manhã de sábado, 01, na Catedral Bom Jesus de Anápolis, a Diocese acolheu o novo bispo auxiliar, Dom Dilmo Franco, em uma celebração festiva. Marcaram presença o bispo de Anápolis, Dom João Wilk; o arcebispo de Goiânia,  Dom Washington Cruz, e seus auxiliares Dom Levi Bonatto e Dom Moacir Arantes; o bispo da diocese de Formosa, Dom Adair Guimarães; o bispo de Ipameri, Dom José Francisco; o prefeito de Anápolis, Roberto Naves, e autoridades locais; sacerdotes e religiosos(as); familiares e amigos de Dom Dilmo; e toda a comunidade. A celebração teve início às 10h.

Durante a celebração Dom João citou o lema episcopal de Dom Dilmo, “Congregavit nos un unum Cristi amor!” (O amor de Cristo nos uniu), e completou “nos uniu num só corpo”. O bispo de Anápolis disse que a expressão “num só corpo, nos envia o conceito de Corpo Místico de Cristo, ou seja, a Igreja: um só corpo, cuja cabeça é Cristo”. Segundo Dom João, “esta constatação contém alguns significados: em primeiro lugar, nossa relação amorosa com Jesus após o batismo; em segundo, o amor de Cristo que é derramado sobre nós; em terceiro, o amor fraterno, a comunidade eclesial; por fim, o amor à Igreja, instituição visivelmente presente no mundo: papa, bispos, sacerdotes e diáconos, vida consagrada, leigos(as). A Igreja visível é a casa da nossa fé”, disse. 

Dom João ainda agradeceu a Nunciatura Apostólica no Brasil e ao Santo Padre o Papa Francisco, por levar em consideração seu pedido de um bispo auxiliar para a Diocese. Disse ainda que não pensa em se afastar do querido povo da Diocese, porém, está com “a consciência mais tranquila pelo fato de os padres, especialmente os jovens, cresceram no entusiasmo e a Diocese como tal manterá o dinamismo e cuidado que merece e precisa”.

Em seus agradecimento, Dom Dilmo citou a presença amiga e fraterna de Dom João, que o ajudou muito na vida sacerdotal. Agradeceu também a acolhida de todos da Diocese e aos presentes. O bispo afirmou que “veio para ser auxílio para Dom João e caminhar junto com todos os seguimentos da Diocese de Anápolis, nesta peregrinação à Pátria definitiva”. A respeito do lema escolhido “O amor de Cristo nos uniu”, o bispo auxiliar disse que “estamos aqui por que o amor de Cristo fez com que os nossos caminhos se cruzassem e que sem Cristo, jamais nos conheceríamos”. E continuou, ” o fato é que o amor de Cristo é que nos possibilita todo conhecimento, encontro e convivência, seja dentro ou fora da Igreja, com cristãos e não cristãos, pois todos fomos criados porque Deus é amor e quis partilhar sua vida conosco. Que juntos nos ajudemos mutuamente a encontrar o amor de Cristo que nos une”, concluiu.

Após a celebração todos foram convidados para um almoço fraterno, no salão da paróquia Nossa Senhora D’Abadia.

Ir para o topo