Bem-aventuranças ou Sermão da Montanha

No Sermão da Montanha (Mt 5,3-12), Jesus resume a essência da sua Boa Nova em oito bem-aventuranças, que chamamos também de felicidades. Elas retomam e completam as promessas de Deus, feitas no Antigo Testamento. Respondem ao desejo da felicidade que Deus colocou no coração do homem e desvendam o objetivo da existência humana. Deus nos chama à sua própria bem-aventurança, ao seu Reino, à vida eterna. Por isso mesmo, as bem-aventuranças nos colocam diante das escolhas decisivas em relação aos bens terrenos e purificam o nosso coração, para que aprendamos amar a Deus sobre todas as coisas.

Essas são as Bem-aventuranças:
1. Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
2. Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a Terra.
3. Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
4. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
5. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
6. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
7. Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
8. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
9. Bem-aventurados sois, quando vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e regozijai-vos, porque será grande a vossa recompensa nos céus.