Ação de graças (São Basílio Magno)

Senhor Jesus Cristo, nosso Deus, rei dos séculos e criador de todas as coisas, dou-vos graças por todos os bens de que me cumulastes e pela recepção dos Vossos puros e vivificantes mistérios.

Suplico-vos, amigo dos homens, conservai-me sob a Vossa proteção e à sombra de Vossas asas; concedei-me, até ao último suspiro, receber dignamente e com consciência pura os Vossos santos mistérios para a remissão dos meus pecados e para a vida eterna, pois sois o pão da vida, a fonte da santidade e o dispensador dos bens; e nós vos rendemos graças por tudo que nos concedestes, sem nos rejeitardes. E rendemos glória a Vós, Jesus Cristo, bem como ao Pai e ao Espírito Santo, agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amém.

(São Basílio Magno)