5º domingo da Páscoa: “Eu sou verdade, caminho e vida”

Caminho, Verdade, Vida

Os apóstolos estavam reunidos com Jesus antes da Paixão. Jesus esclarece aos seus discípulos de que a sua partida é para lhes abrir caminho para a casa do Pai, o Céu. Essa é a meta final para todos os fiéis, e por isso diz que ali há «muitas moradas», isto é, lugar para todos. Ele vai preparar as moradas na casa do Pai. Cristo preparou-nos a morada celeste mediante a sua obra redentora. Por isso, as suas palavras podem considerar-se dirigidas não só aos doze apóstolos, mas a todos os que crerem nele ao longo dos tempos. O Senhor levará consigo até à sua glória todos os que tiverem acreditado nele e lhe tiverem sido fiéis.

Os apóstolos não compreendiam com profundidade o que Jesus lhes estava a ensinar. Por isso a pergunta de Tomé: “Senhor, para onde vais? (Jo 14,5). O Senhor explica que ele é o caminho para o Pai. Se fôssemos fazer uma entrevista com nosso Senhor, uma das perguntas que poderia se fazer era a seguinte: Senhor, quem vós sois? A resposta seria: “Eu sou o Caminho, a Verdade e Vida” (Jo 14,6)

Jesus é o Caminho que conduz ao Pai: “Ninguém vai ao Pai senão por Mim” (Jo 14,6); é a verdade que O revela: “Quem Me viu, viu o Pai” (Jo 14,9); Pela sua doutrina, pois observando o seu ensinamento chegaremos ao Céu; pela fé que suscita, porque veio a este mundo e pelo seu exemplo. Ele é o único caminho que une o Céu à terra. Precisamos encontrar esse caminho, não desviar dele e seguir sem parar.

Jesus é a Verdade: Sobre esta fé em Cristo, verdadeiro homem e verdadeiro Deus, caminho que conduz ao Pai e igual em tudo ao Pai, fundamenta-se a vida do cristão e a de toda a Igreja. Devemos buscar a verdade, cooperar com a verdade, servir a verdade, que é Deus.

Jesus é a Vida que comunica aos homens a vida divina: “Assim como o Pai tem a vida em Si mesmo”, assim a tem o Filho e dá-a “àquele que quer” (Jo 5, 26. 21). “Eu estou no Pai e o Pai está em Mim” (Jo 14,11). A vida é um dom de Deus, precioso, que vale muito. Ele dá a vida, não uma vida que se arrasta, mas a vida que se quer cada vez mais.

Jesus, com a sua resposta, está como que a dizer: Por onde queres ir? Eu sou o caminho. Para onde queres ir? Eu sou a Verdade. Onde queres permanecer? Eu sou a Vida. Todo o homem consegue compreender a Verdade e a Vida, mas nem todos encontram o Caminho. Escute essa voz no seu coração: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”!

Pe. Rogério Moraes
Catedral do Senhor Bom Jesus da Lapa