|
"A cúria diocesana consta dos organismos e pessoas que ajudam o Bispo no governo de toda a diocese, principalmente na direção da ação pastoral, no cuidado da administração da diocese e no exercício do poder judiciário." (Código de Direito Canônico, cânon 469)
"O Bispo diocesano deve cuidar que todas as questões pertencentes a administração da diocese toda sejam devidamente coordenadas e organizadas, de modo a promover mais adquadamente o bem da porção do povo de Deus que lhe foi confiada." (Código de Direito Canônico, cânon 473,1)
|
|
DIOCESE DE ANÁPOLIS
Cúria Diocesana Praça Bom Jesus, s/n - Centro Caixa Postal 178 ANÁPOLIS - GO CEP: 75001-970 Tel./Fax: (0xx62) 3321.22.80;3324.78.59 Site: www.diocesedeanapolis.org.br E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. |
|
![]() |
CATEDRAL DIOCESANA |
|
Bispo Diocesano: Dom João Wilk
Rua Engenheiro Portela, Q. I 01, Lt. 01 Vila N. Sra. D’Abadia Cx. Postal 178, CEP 75001-970 75120-120 ANÁPOLIS - GO Tel.: (0xx62) 3313.18.68 |
|
![]() |
Vigário Geral: Pe. Juvêncio José Abade
Paróoquia Sta. Terezinha - Campo Limpo - GO End.: Praça da Matriz s/n; Centro Cx. Postal 204 71160-000 CAMPO LIMPO DE GOIÁS - GO Tel.: (0xx62) 3345.13.93 |
![]() |
Chanceler da Cúria, Pároco da Catedral:
Pe. Osvaldo João de Souza Catedral Diocesana - Paróquia Bom Jesus da Lapa Praça Bom Jesus, s/n - Centro. Cx. Postal 204 75001-970 ANÁPOLIS - GO Tel.: (0xx62) 3324.24.28 |
![]() |
Ecônomo da Diocese:
Pe. Oscar Vasconcelos de Souza Filho
|
|
Funcionários da Cúria: |
|
Ir. Marília Alves de Godoi - Secretária da Cúria
Dalmo Naves de Godoi - Departamento patrimonial Wesley Gomes dos Santos - Departamento financeiro Patrícia Aparecida dos Reis Ribeiro - auxiliar de secretaria financeira
Camila Rodrigues Pereira - Auxiliar de secretaria
Estevão Alves Brasão - Auxiliar de secretaria Maria Socorro de O. Galdino - Recepcionista Dinamar Lima Tavares - Serviços Gerais |
Organismos de governo pastoral:
1. Pe. Juvêncio José Abade
2. Pe. Geovane Alexandre de Souza
3. Pe. Osvaldo João de Souza
4. Pe. Edmilson Luiz de Almeida
5. Pe. Andreas Dankl
1. Pe. Juvêncio José Abade - membro nato – Vigário Geral
2. Pe. Edmilson Luiz de Almeida - membro nato – Reitor do Seminário - Coordenador Diocesano de Pastoral
3. Pe. Osvaldo João de Souza - membro nato/eleito – representante do Clero para CNP e CRP
4. Pe. Andreas Dankl, ORC - membro nato/eleito - representante do clero religioso
5. Pe. Fábio Aparecido Barbosa - membro nato/eleito - Coord. Região Pastoral 01
6. Pe. Walter Trautenberger - membro nato/eleito - Coord. Região Pastoral 02
7. Pe. Mauro Duarte Chaves - membro nato/eleito – Coord. da Região Pastoral 3 (Leste)
8. Pe. William Martins da Silva Filho - membro nato/eleito – Coordenador da Região Pastoral 4 (Oeste)
9. Pe. Geovane Alexandre de Souza - membro escolhido pelo Bispo
10. Frei Marco Aurélio da Cruz, OFM - membro escolhido pelo Bispo
Diác. Vilson Vieira de Faria - Presidente
Diác. Delintro Belo de Almeida Filho - Secretário
Diác. Sebastião Lourenço de Jesus - Tesoureiro
Conselho Pastoral Diocesano:
1. Pe. Edmilson Luiz de Almeida -Coord. Diocesano de Pastoral
2. Pe. Juvêncio José Abade - Vigário Geral
3. Pe. Fábio Aparecido Barbosa – Coord. da Região Pastoral 1 (Anápolis Sul)
4. Pe. Walter Trautenberger – Coord. da Região Pastoral 2 (Anápolis Norte)
5. Pe. Mauro Duarte Chaves - Coord. da Região Pastoral 3 (Leste)
6. Pe. William Martins da Silva Filho - Coord. da Região Pastoral 4 (Oeste)
Vigário Geral
Coordenador Diocesano de Pastoral
Coordenadores das Regiões Pastorais
Coordenadores de Pastorais e Movimentos Diocesanos
1. Pe. Edmilson Luiz de Almeida - Coord. Diocesano de Pastoral
2. Ir. Marília Alves de Godoi - Secretária
3. Pe. Cristiano Araújo Souza
4. Pe. Augusto Gonçalves Pereira
5. Pe. Anevair José da Silva
6. Pe. Leonardo Tocchio Silva
7. Pe. Rogério Silva de Morais
8. Pe. Wôlnei Ferreira de Aquino
9. Pe. Ademir de Souza Alves
10. Frei Marco Aurélio da Cruz
1. Pe. Oscar Vasconcelos Souza Filho - Ecônomo da Diocese e do Seminário
2. Pe. Joaquim Pinto Magalhães Filho
3. Pe. Walter Trautenberger
4. Pe. Cristiano de Araújo Souza - Ecônomo adjunto
5. Assessores profissionais (a escolher)
Diác. João Batista da Silva
Célia Aparecida Q. Gomes
Eva de Carvalho Costa
Raimunda Cristina de M. Gonçalves
1. Pe. Oscar Vasconcelos de Souza Filho - Ecônomo da Dicocese e do Seminário
2. Pe. Edmilson Luiz de Almeida
3. Pe. Augusto Gonçalves Pereira
4. Pe. Cristiano de Araújo Souza
5. Assessores profissionais (a escolher)
74013-020 GOIÂNIA - GO
Tel.: (0xx62) 3223.0759
Praça Bom Jesus, s/n - Centro
Caixa Postal 178
75001-970 ANÁPOLIS - GO
Tel./Fax: (0xx62) 3321.2280
2. Pe. Anevair José da Silva
3. Pe. Joaquim Oliveira Neto
5. Diác. Delintro Belo de Almeida Filho
6. Diác. João Batista Silva
2. Estevão Alves Brasão (auxiliar)
![]() |
Coordenador Diocesano de Pastoral:
Pe. Edmilson Luiz de Almeida Paróquia N. Sra. a Penha Praça da Matriz, s/n, Centro 76330-000 JARAGuÁ - GO (0xx62) 3326.1350; Fax: 3326.6137 |
![]() |
Representante do Clero junto ao Conselho Regional dos Presbíteros - CRP:
Pe. Osvaldo João de Souza Catedral Diocesana - Paróquia Bom Jesus da Lapa Praça Bom Jesus, s/n - Centro. Cx. Postal 204 75001-970 ANÁPOLIS - GO Tel.: (0xx62) 3324.2428 |









Isabel nasceu na Espanha, em 1271. Entre seus antepassados estão muitos santos, reis e imperadores. Era filha de Pedro II, rei de Aragão, que, no entanto, era um jovem príncipe quando ela nasceu. Sem querer ocupar-se com a educação da filha, o monarca determinou que fosse cuidada pelo avô, Tiago I, que se convertera ao cristianismo e levava uma vida voltada para a fé. Sorte da pequena futura rainha, que recebeu, então, uma formação perfeita e digna no seguimento de Cristo.
A cidade de Secondigliano, grande e populosa, do norte de Nápoles, Itália, é mais conhecida como uma região de mafiosos do que de santos.
Pedro nasceu em 1215, na província de Isernia, Itália, de pais camponeses com muitos filhos. Segundo os escritos, decidiu que seria religioso aos seis anos de idade, quando revelou esse desejo à mãe. Cresceu estudando com os beneditinos de Faifoli. Assim que terminou os estudos, retirou-se para um local ermo, onde viveu por alguns anos.
Poucos são os registros encontrados sobre Félix e Adauto, que são celebrados juntos no dia de hoje. As tradições mais antigas dos primeiros tempos do cristianismo narram-nos que eles foram perseguidos, martirizados e mortos pelo imperador Diocleciano no ano 303.
Segundo era um soldado pagão, filho de nobres, nascido em Asti, norte da Itália, no final do século I e profundo admirador dos mártires cristãos, que o intrigavam pelo heroísmo e pela fé em Cristo. Chegava a visitá-los nos cárceres de Asti, conversando muito com todos, quantos pudesse. Consta dos registros da Igreja, que foi assim que tomou conhecimento da Palavra de Cristo, aprendendo especialmente com o mártir Calógero de Bréscia, com o qual se identificou, procurando-o para conversar inúmeras vezes.
Filho de comerciantes, Francisco Bernardone nasceu em Assis, na Umbria, em 1182. Nasceu em berço de ouro, pois a família tinha posses suficientes para que levasse uma vida sem preocupações. Não seguiu a profissão do pai, embora este o desejasse. Alegre, jovial, simpático, era mais chegado às festas, ostentando um ar de príncipe que encantava.
Luís Orione nasceu no dia 23 de junho de 1872, em Pontecuore, Itália. A família era pobre e honesta, de trabalhadores rurais. Sua mãe foi uma sábia e exemplar educadora que lhe serviu como modelo, mais tarde. Ao sair da adolescência aspirava ser sacerdote. Com o apoio da família entrou no Oratório salesiano em Turim, cujo fundador João Bosco, depois venerado pela Igreja, ainda estava vivo. O fundador dedicou ao jovem Orione grande estima e lançou no seu coração a semente da futura vocação.
Santa Genoveva nasceu em Nanterre, próximo de Paris, na França, no ano de 422, dentro de uma família muito simples. Desde cedo, ela foi discernindo o chamado de Deus a seu respeito. Quando tinha apenas 8 anos, um bispo chamdo Dom Jermano estava indo da França para a Inglaterra em missão. Passou por Nanterre para uma celebração e, ao dar a bênção para o povo, teve um discernimento no Espírito Santo e chamou aquela menina de oito anos para a vida consagrada. A resposta dela foi de que não pensava em outra coisa desde pequenina.
Uma simples camponesa pôde demonstrar, com suas atitudes diárias, que mesmo sem êxtases, sem milagres, sem grandes feitos, o ser humano traz em si a santidade e a marca de Deus em sua vida. Se vivermos com pureza e fé, a graça divina vai manifestar-se em cada detalhe da nossa vida.






