15º Domingo do tempo comum: “A semente, a Palavra”

A Semente, A Palavra

A passagem bíblica de Mt 13,1-23 é conhecida como a Parábola do Semeador. A parábola é uma narração que conta algo com relação a outra realidade. Jesus fala da realidade de abrir-se a Palavra. Como o coração deste povo se tornou insensível, porque eles ouviram com má vontade e fecharam os olhos, para não ver com a inteligência, nem compreender com o coração. Assim para despertar o interesse desses corações, Jesus contava parábolas aos seus ouvintes. Desta forma, as almas retas e amantes da verdade podiam depois procurar aprofundar o ensinamento. Já as pessoas superficiais, materialistas e desinteressadas da verdade, deixavam que tudo se lhes escapasse.

Jesus mesmo explica a história. Os protagonistas dessa parábola são: O Semeador que é Deus; a semente, Palavra de Deus e os terrenos são os corações. Existem quatro terrenos para as sementes.

As que caíram a beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram são os que ouvem a Palavra do Reino e não a compreendem, vem o maligno e rouba o que foi semeado. São os que não entendem e não procuram entender.

As que caíram em terreno pedregoso, onde não haviam muita terra são os que ouvem a palavra e a recebem com alegria, mas é de momento. Quando chega o sofrimento ou a perseguição desistem logo. Chega a doença, se desesperam, perdem a fé, abandonam a Deus. Aceitam alguma função, quando vem a dificuldade desistem. Um desses impedimentos é o entusiasmo superficial. É a atitude de quem se anima com algum encontro de fim de semana, com algum cantor religioso que ouviu, com algum livro que leu, mas que esfria algum tempo depois. É o que chamamos de “fogo de palha”.

E as que caíram no meio dos espinhos… sufocaram, são os que ouvem a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocaram a palavra. Eles dizem: Não tenho tempo para as coisas de Deus, para os filhos, para fazer parte de uma pastoral. Primeiro o meu trabalho ou mesmo minha faculdade. Outro impedimento está naquela pessoa que gosta de ler a Bíblia, vem aqui na Missa e promete que irá cultivar a Palavra, que vai rezar mais, que vai meditar e estudar a Bíblia, mas, por ter muitas preocupações, muitos compromissos, a semente da Palavra que ali caiu é sufocada e trocada pelos compromissos de trabalho, sociais e de lazer.

Já as que caíram em terra boa, produziram frutos, são os que ouvem a palavra e a compreende. Procuram compreender, não abandona a Deus, dá valor a Deus, a família, a religião. São os que põem em prática a Palavra de Deus. Quando Deus fala dentro de nós, tudo muda: nosso modo de pensar, nosso modo de ser e, principalmente, as prioridades de escolhemos para nossas vidas.

Qual desses quatro terrenos eu sou? Será que eu procuro ser uma terra boa para Deus?

Pe. Rogério Moraes
Catedral do Senhor Bom Jesus da Lapa