14ª Assembleia do Povo de Deus da Diocese de Anápolis

A 14ª Assembleia Diocesana, realizada nos dias 22 e 23 de novembro, teve como tema “Mídias Sociais e evangelização”, e o lema “Proclama a Palavra, insiste oportuna e inoportunamente” (2 Tm 4, 2). Participaram da Assembleia os sacerdotes e diáconos diocesanos, representantes do Seminário Diocesano Imaculado Coração de Maria, os coordenadores das pastorais, movimentos e associações leigas da diocese, dois representantes de cada paróquia, sendo os mesmos, membros do Conselho Pastoral Paroquial (CPP), superiores das comunidades religiosas ou seus representantes, representante de cada comunidade de vida existente na diocese, representante da Faculdade Católica de Anápolis, e colaboradores da cúria diocesana. O evento, realizado no Centro Pastoral São João Paulo II – Cúria Diocesana teve assessoria do religioso redentorista, Irmão Diego Joaquim.

Durante a reunião Dom João Wilk, acolheu e motivou os participantes, ressaltando as últimas três assembleias que trataram sobre a Pastoral Urbana. Ele falou também sobre a adaptação dos meios de evangelização, “que é preciso criar uma cultura comunicacional, tendo consciência da forma correta de usar os meios de comunicação e que é preciso dar uma atenção especial ao fenômeno de fake News”. O assessor Irmão Diego Joaquim destacou o esforço em  traduzir a linguagem da comunicação ao apostolado cristão. Utilizar das ferramentas da comunicação para a evangelização, mas observando se as ferramentas usadas ainda correspondem com a realidade da comunicação atual. O missionário redentorista ainda apresentou o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil e destacando o capítulo VI, “A Igreja e a mídia”.

Irmão Diego apresentou cinco perfis das pessoas na rede, denominados com digigráficos: 1) imersos: aqueles que são definidos pela era digital, parte de sua identidade é definida a partir da tecnologia; 2) ferramentados: recorrem à tecnologia para agilizar suas tarefas, não dependem dela, usam a tecnologia apenas como uma ferramenta; 3) fascinados: querem parecer modernos e tecnológicos, fazem interações superficiais; 4) emparelhados: a tecnologia é uma extensão de suas vidas, é fundamental, as máquinas são essenciais; 5) evoluídos: o universo das máquinas e da tecnologia é seu habitat, não conheceram o mundo pré-digital. Para o assessor a questão fundamental é o “como transmitir a boa nova às pessoas de cada perfil?”. Ainda na sexta-feira, foi apresentado um vídeo “Mídias sociais e Evangelização”, retratando a realidade da diocese.

Na exposição de sábado, Irmão Diego, pautando o tema central da assembleia, abordou a linguagem das mídias sociais e das grandes indústrias do marketing, no intuito dos participantes traduzirem para uma linguagem eclesial. Foi destacada a necessidade da prática milenar da socialização, o fenômeno da WEB 2.0, onde a interação é completa – a informação é gerada pelo consumidor; pessoas comuns podem influenciar o mundo ao seu redor, a exemplo dos influenciadores digitais – neste sentido, como cristãos pode-se pensar na primeira comunidade cristã que influenciavam os outros com o próprio testemunho da vivencia da fé. Dentre outras coisas, o assessor relembrou os critérios para estar na mídia: proximidade, eclesialidade, valorizar a família, ser misericordioso, levar esperança, e sobretudo, comunicar a verdade. Os participantes da assembleia ainda foram divididos em grupos de trabalho com o intuito de elaborar ações e propostas que compôs parte da Carta compromisso da 14ª Assembleia Diocesana.

CARTA COMPROMISSO DA 14ª ASSEMBLEIA DIOCESANA DE ANAPOLIS

Como povo de Deus, reunidos em Assembleia na cidade de Anápolis – GO, de 22 e 23 de novembro de 2019, no Centro Pastoral São João Paulo II, com o tema: Mídias sociais e evangelização, tendo  como lema: “Proclama a Palavra, insiste oportuna e inoportunamente” (2 Tm 4,2), realizamos uma profunda experiência de comunhão entre o nosso bispo, sacerdotes, diáconos, religiosos(as), consagrados (as) e leigos(as), no intuito de darmos passos cada vez mais concretos no anuncio do Evangelho em um mundo cada vez mais urbano.

Abordando o tema das “mídias sociais e evangelização”, trabalhamos mais uma das metas estabelecidas na 12ª Assembleia Diocesana para ação evangelizadora em nossa Diocese. Como cristãos comprometidos com anúncio do Evangelho, somos chamados a evangelizar nos ambientes virtuais, levando a mensagem perene de Salvação através das mídias sociais, a tantas almas sedentas do verdadeiro amor capaz de saciar sua sede e que traz sentido às suas vidas. Portanto, como expressão deste compromisso, nos propomos no ano de 2020 como ações pastorais a:

• Promover visitas domiciliares, levantando dados sócios-religiosos por meio de um questionário para um diagnóstico melhor da realidade paroquial.
  • Estruturar a PASCOM nas paróquias e comunidades, instruindo seus agentes a partir do que propõe os documentos da Igreja, para uma maior segurança a respeito daquilo que publicamos no mundo virtual.

Como orientações para o mesmo ano propomos:

• Divulgar o que somos e o que fazemos por meio das redes sociais, numa linguagem clara e alegre, fundamentada naquilo que a Igreja propõe para o homem de hoje.
  • Ser uma Igreja mais acolhedora desde o atendimento dos servidores da paróquia secretários, colaboradores e sacerdotes.
  • Mostrar os princípios e valores humanos: as obras de caridade que promovemos, apresentar o amor de Deus como solução para carências e fragilidades humanas e a formação dos agentes para mostrar Cristo.

Na busca de sermos discípulos missionários de Jesus Cristo e com a intercessão de Maria Santíssima, rogamos a Deus Pai, que os frutos desta Assembleia sejam uma grande benção para a nossa Diocese de Anápolis.